Quinta-feira, Setembro 19, 2024
spot_img

Manica prevê exportar mais de seis mil toneladas de líchia no mercado europeu

Na busca pela consolidação no mercado internacional, a Província de Manica, pretende exportar mais de seis mil toneladas de líchia nos próximos anos. A governadora de Manica, Francisca Tomás, anunciou na Terça-feira, 21 de Novembro, que a província almeja competir no cenário internacional. Este desafio, implica uma atenção especial à qualidade do produto.

Francisca Tomás ressaltou o potencial elevado da província para a produção de líchia e convocou todos os participantes na cadeia de produção e comercialização, tanto públicos quanto privados, a se tornarem proativos e intervenientes na busca por soluções. O objectivo é elevar os padrões de qualidade, atendendo às exigências do mercado internacional.

“Apostar seriamente na reabilitação, modernização e expansão das infra-estruturas de produção, introdução de novas variedades, controle de doenças e pragas, bem como na capacitação técnica dos produtores do sector familiar é crucial. Só assim estaremos criando as bases para que a líchia da província atinja os padrões internacionalmente recomendados, assegurando o aumento do volume de exportações e a melhoria da balança comercial”, enfatizou a governante.

Segundo Francisca Tomás, a produção de líchia na última safra experimentou um crescimento notável de 56,7%, atingindo 25.651 toneladas em comparação com as 16.367 toneladas do período homólogo anterior. No entanto, apenas 490 toneladas foram exportadas neste ano, um aumento de 22,5% em relação às 400 toneladas do período anterior. A maioria da produção é consumida internamente, e a governadora destacou a necessidade de elevar os padrões de qualidade para impulsionar as exportações.

A governadora desafiou os produtores a buscarem mecanismos para aprimorar a qualidade da líchia, a fim de atender aos padrões internacionais e aumentar significativamente os níveis de exportação agrícola. A estratégia envolve não apenas a produção, mas também a modernização da infra-estrutura e a capacitação técnica, componentes essenciais para o sucesso no mercado internacional. O crescimento expressivo na produção oferece uma oportunidade única para Manica consolidar sua presença como um importante exportador de líchia, contribuindo para o desenvolvimento económico sustentável da região.

Entrevistas Relacionadas

Amantes da Liga dos Campeões vivem emoções da final em Maputo

A Liga dos Campeões da UEFA, a chamada liga...

Projecto PROMOVE Comércio e Ministério da Indústria e Comércio Capacitam Quadros em Conformidade de Padrões da UNIDO

O Projecto PROMOVE Comércio e Ministério da Indústria e...

Business EXPO, 26 de Abril de 2024

Business EXPO, um evento que destaca a diversidade e...

Agência do Zambeze investe 40 Milhões de meticais no programa piloto de produção orgânica

Decorreu esta terça-feira (20), na Agência do Zambeze actos...