Quinta-feira, Julho 18, 2024
spot_img

MEF: Sector mineiro registou um crescimento 33% no primeiro trimestre de 2024

O Ministério da Economia e Finanças (MEF) anunciou um aumento na produção de ouro em Moçambique, com mais de 461 quilogramas registados no primeiro trimestre deste ano, marcando um aumento de 33% em comparação com o mesmo período de 2023.

Segundo informações divulgadas pelo MEF, a produção de ouro no país no primeiro trimestre de 2024 superou os 461 quilogramas, representando um notável crescimento em relação aos 346,3 quilogramas registados no mesmo período do ano anterior. Este marco corresponde a cerca de 29% da produção total de 1,5 toneladas projectadas para o ano de 2024.

O relatório elaborado pela instituição destaca ainda que o valor de cada quilograma de ouro no mercado internacional está estimado em cerca de 68 mil euros, o que coloca a produção total moçambicana do período em referência em aproximadamente 31,5 milhões de euros.

Além disso, dados recentemente divulgados pelo Banco de Moçambique (BdM) revelam que as reservas de ouro do país aumentaram em 13,4% no ano de 2023, atingindo um valor superior a 261,1 milhões de dólares. Essas reservas, que incluem ouro amoedado, em barra ou lingote, fazem parte das reservas cambiais do banco central.

Ao final de 2023, as reservas cambiais moçambicanas totalizavam mais de 229,6 mil milhões de meticais, mostrando uma diminuição em relação ao ano anterior. Esse dado reflete uma tendência de variação no valor das reservas ao longo do tempo, influenciada por factores económicos globais e locais.

O aumento na produção de ouro em Moçambique sinaliza uma tendência positiva para a economia do país, fortalecendo as reservas cambiais e contribuindo para o crescimento económico. O governo e as autoridades relevantes continuam a monitorar de perto esses desenvolvimentos, visando promover um ambiente propício para o sector minerador e garantir benefícios duradouros para a população moçambicana.

Entrevistas Relacionadas

Kenmare regista receita de 58,5 milhões de dólares no primeiro semestre de 2024

A Kenmare Resources, responsável pela exploração da mina de...

Kenmare anuncia progresso na produção do 2º Trimestre e 1º Semestre de 2024

A Kenmare Resources Plc anunciou resultados positivos no progresso...

CMM Quer cooperar regionalmente na Indústria Mineira

O presidente do Conselho de Administração da Câmara de Minas...

Cabo Delgado revoga licenças mineiras ociosas para estimular novos investimentos

Autoridades da província de Cabo Delgado estão cancelando licenças...