Sábado, Maio 18, 2024
spot_img

Mercado de Capitais: FENAGRI e BVM reforçam adesão das empresas agrárias

O acordo visa, igualmente, o crescimento de oportunidades empresariais e disponibilização de informação financeira e económica em tempo útil e oportuna em beneficio das empresas do sector agrário.

Recentemente, a BVM veio a público para manifestar preocupação com o facto de não existir sequer uma empresa agrária cotada pela instituição.

A assinatura do referido Memorando entre a BVM e a FENAGRI poderá estabelecer vínculos de cooperação visando o fortalecimento da parceria na divulgação e na consciencialização sobre a admissão à cotação de empresas do Sector Agrário na Bolsa de Valores de Moçambique.

Além disso vai possibilitar o uso dos produtos e instrumentos financeiros do mercado de capitais, bem como o processo de registo das empresas do sector na Central de Valores de Mobiliários (CVM), um serviço especializado da BVM.

A cooperação institucional irá apoiar no desenvolvimento da capacidade e estrutura competitiva das empresas do sector agrário nacional e sensibilizá-las para que usem os produtos e instrumentos financeiros disponíveis no mercado de capitais moçambicano.

Igualmente, esta parceria vai permitir o desenvolvimento de acções formativas conjuntas nas áreas de gestão de negócios e investimentos como, por exemplo, nas áreas de legalidade e gestão corporativa das empresas, gestão e literacia financeira, planeamento estratégico e pesquisas de mercado.

Entrevistas Relacionadas

Lançado fundo de 11,5 milhões de dólares para PME de alimentos nutritivos em Moçambique

A Confederação das Associações Económicas (CTA) e a Aliança...

ʺUm Olhar sobre os potenciais riscos de influência política nas decisões de política monetáriaʺ

A Lei Orgânica do Banco de Moçambique define como...

MOPHRH divulga oportunidades de investimento na N1

O Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos...

Já são conhecidas as 30 Mulheres mais influentes na COMARP, em Moçambique

Decorreu na última sexta-feira (10), em Maputo, a Conferência...