- Anúncio-

Metical a cair para 74 por dólar no final do ano

Análise de Mercado

A consultora Fitch Solutions disse recentemente, que esperava que a moeda moçambicana se desvalorizasse para 74 meticais por dólar americano até ao final do ano.

“Prevemos que o metical se deprecie de 55 por dólar americano para 74 por dólar americano até ao final deste ano, após uma forte valorização registada em Março e Abril”, lê-se num comentário sobre a evolução da moeda moçambicana.

Segundo os analistas da consultora, “os riscos de inflação irão diminuir durante o resto de 2021, reduzindo a necessidade de novas intervenções do banco central, permitindo assim ao metical retomar a sua tendência de desvalorização gradual”.

O metical apreciou-se significativamente, de 75 meticais por dólar americano em 1 de Janeiro, para o seu valor mais alto dos últimos cinco anos, a 15 de Abril, quando só foi preciso 55,1 meticais para comprar um dólar.

“tornando-se a segunda moeda que mais apreciou até agora desde o início do ano a nível mundial”, escreve a consultora.

A moeda moçambicana depreciou-se ligeiramente na última semana e está agora a negociar a 57 meticais por dólar americano, em comparação com os 55 dólares americanos de segunda-feira.

Os analistas da Fitch acreditam que o seu valor actual, “não reflecte condições macroeconômicas favoráveis”, observando que o duplo défice orçamental e externo aumentou em 2020 como resultado da pandemia do coronavírus, e que os ataques no norte do país prejudicaram a atractividade do país como destino de investimento.

A valorização do metical segue-se a uma queda no valor de cerca de 10% em relação ao dólar no ano passado, e parece contrariar as previsões da maioria dos analistas, que previam uma queda ainda maior do metical este ano.

Ela surge apesar da onda de violência no norte do país, que catapultou Moçambique para o topo da agenda dos media internacionais nas últimas semanas.

 

- Anúncio-

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Anúncio-

Destaque

Presidente da ACIS incentiva as empresas a filiarem-se em associações

O Presidente da Associação de Comércio, Indústria e Serviços (ACIS) Luís Magaço Jr., encoraja os empresários a filiarem as...
- Anúncio-

More Articles Like This

- Advertisement -