As reclamações dos clientes estão relacionadas com problemas em contas bancárias, crédito, cheque, moeda electrónica, operações cambiais, caixas electrónicas (ATM’s) e em POS’s.
Os mesmos problemas foram reportados em relação ao BCI. Em terceiro lugar está o Standard Bank com 26 casos reportados, o mesmo número que o Banco Letsego, mas a diferença é que este último apresentou incidências apenas relacionadas com o crédito.
Depois seguem o Absa Bank, Access Bank, o Moza Banco FNB com 18, 16, 10 e 7 reclamações, respectivamente. O Ecobank e o Nedbank foram os bancos comerciais que tiveram o número mais baixo de reclamações (3).
Na lista dos microbancos, o Bayport lidera com 53 casos reportados ao Banco Central e que agora vêm ao conhecimento do público. O MyBucks segue com 13, ocupando a segunda posição.
Em relação a instituições de moeda electrónica, o E-mola foi reclamado por 15 clientes e o Mpesa por 10. Os constrangimentos têm a ver com transferências e moeda electrónica mal parada.
A estatística apresenta reclamações recebidas pelo Banco de Moçambique contra as instituições de crédito e sociedades financeiras por cada 100 mil clientes à luz dos artigos 16 e 17 do Aviso número 9/GBM/2020 de 31 de Dezembro que aprova o Regulamento de Tratamento de Reclamações.