O Governo de Moçambique, através do Ministério dos Recursos Minerais e Energia, anuncia que deverá ocorrer uma alteração dos parceiros da Área 4 da Bacia do Rovuma, uma vez a Galp Energia, detentora de 10% de interesse participativo através da Galp Energia Rovuma B.V., ter concluído um acordo para a venda dos seus ativos à favor da ADNOC, Empresa Nacional de Petróleo de Abu Dhabi.
Em conformidade com a legislação em vigor, esta transacção está sujeita à aprovação dos parceiros da Área 4 bem como do Governo que, através das autoridades competentes, deverá calcular as respectivas Mais-Valias.
Refira-se que, na Área 4 da Bacia do Rovuma, produz e exporta gás natural liquefeito (LNG) desde 2022 través do Projecto Coral Sul FLNG. Recentemente, os parceiros daquela área manifestaram interesse em desenvolver o Projecto Coral Norte FLNG, uma réplica do primeiro projecto, estando em processo de avaliação e aprovação pelo Governo. Ainda para a Área 4, foi também aprovado o Projecto Rovuma LNG, a ser desenvolvido em terra. (Comunicado)