Quarta-feira, Maio 8, 2024
spot_img

Moçambique com 2 milhões e uma subvenção de 877.980 USD para o acesso dos agricultores aos fertilizantes

O Mecanismo Africano de Financiamento de Fertilizantes vai conceder uma garantia parcial de crédito comercial de 2 milhões de dólares e uma subvenção de 877.980 dólares à Parceria Africana de Fertilizantes para o Agronegócio, para apoiar a distribuição de 60 mil toneladas métricas de fertilizantes a 300 mil pequenos agricultores nas províncias moçambicanas de Tete, Manica, Sofala e Gaza.

O aparecimento de grandes focos de produção de arroz, milho e soja, incluindo nestas províncias, aumentou a procura e a utilização de fertilizantes para a produção.

Moçambique é, portanto, um mercado em crescimento e, com a abordagem correcta, é possível desenvolver o mercado a médio e longo prazo, conidera o Banco Africano para o Desenvolvimento.

Esta garantia de crédito, designada por Projecto de Financiamento de Fertilizantes para a Gestão Sustentável da Agricultura, irá melhorar a produtividade agrícola, facilitando o acesso e a utilização de fertilizantes pelos pequenos agricultores.

O projecto também dará formação a 5 por cento dos agricultores-alvo sobre a utilização de sementes melhoradas, pacotes equilibrados de nutrição e proteção das culturas e melhores práticas agrícolas, estando 40 por cento das mulheres entre os beneficiários.

A facilidade de crédito para fertilizantes vai reduzir os riscos inerentes ao facto de os fornecedores emprestarem fertilizantes aos grossistas a crédito, o que pode dificultar a obtenção de bons fertilizantes pelas explorações agrícolas.

“Para além de disponibilizar fertilizantes através do acesso ao financiamento, o projecto também apoiará a melhoria da saúde dos solos e o aumento da produção alimentar através da melhoria e restauração integradas da fertilidade dos solos, do reforço das capacidades e das actividades de desenvolvimento comunitário”, afirmou Marie Claire Kalihangabo, Coordenadora do Mecanismo de Financiamento de Fertilizantes em África.

O Conselho de Administração do Banco Africano de Desenvolvimento aprovou o projecto de Financiamento de Fertilizantes para a Gestão Sustentável da Agricultura a 22 de setembro de 2023.

 

 

 

 

 

 

 

 

Entrevistas Relacionadas

Província de Manica investe na capacitação de agricultores de trigo e hortícolas

O Governo da província de Manica, no centro do...

Governo apresenta estratégias para acelerar a transição energética

O Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias,...

Mulheres moçambicanas reconhecidas por contribuições notáveis em diversas áreas

A cidade de Maputo foi palco do evento Women...

Sasol registou um aumento de 8% na produção de gás em Moçambique

A Sasol, empresa petroquímica com acções na bolsa de...