Moçambique está se preparando para apresentar sua estratégia e visão energética durante a Conferência Internacional sobre Energia Limpa, que será realizada em Maio, na capital francesa, Paris.
O evento será co-presidido pela Presidente da Tanzânia, Samia Hassan Suluhu, pela Primeira-Ministra da Noruega, Erna Solberg, e pelo Director-Executivo da Agência Internacional de Energia, Fatih Birol. A conferência espera a participação de líderes, empresários e pesquisadores globais da área de energia.
Segundo informações divulgadas pelo Semanário Económico, Moçambique tem feito progressos significativos no sector de energias renováveis, mantendo sua posição como principal fonte de energia, representando 62% da geração em 2022, apesar do aumento da geração térmica.
Em 2022, o país exportou 27% de sua produção para países vizinhos, buscando se posicionar como um centro energético na região da África Austral.
Para garantir as necessidades energéticas do país, o Governo aprovou o Plano Director de Infra-estruturas Eléctricas 2018-43, visando integrar 20% de energias renováveis na matriz energética nacional como solução de menor custo.
A participação de Moçambique nesta conferência ressalta seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a busca por soluções energéticas inovadoras e eficientes.