Terça-feira, Julho 15, 2025
spot_img

Moçambique conta com 500 milhões de dólares do MCC para economia sustentável

A Aplicação do fundo terá como enfoque a província da Zambézia, cobrindo três áreas, nomeadamente Conectividade e Transporte Rural; Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Costeiro; e Promoção de Investimento na Agricultura Comercial.

A Presidente da MCC, Alice Albright, disse, no contexto da confirmação do montante para o Compacto II, que “teremos, em Moçambique, o mais avançado e inovador Compacto que a MCC alguma vez financiou em todo o mundo, em termos de adopção de uma abordagem inteligente ao clima”.

Albright, prossegue “O cerne deste programa será a combinação de uma infraestrutura de transporte resiliente, oportunidades no contexto da economia verde e azul e reformas institucionais, legais e de políticas públicas que possam garantir um crescimento económico mais efectivo e de longo prazo”.

Embora tenha como foco geográfico a província da Zambézia, o Compacto II terá uma dimensão nacional, uma vez que as reformas institucionais, legais e de políticas públicas em perspectiva beneficiarão a todo o país.

A ideia consiste em replicar os projectos noutros pontos do país, quer com fundos públicos, quer com financiamento externo ou no âmbito de iniciativas do sector privado.

Moçambique beneficiou, de 2008 a 2013, do Compacto I, que contou com um financiamento, igualmente da MCC, na ordem de 506 milhões de dólares norte-americanos, cobrindo as áreas de água e saneamento, segurança sobre a terra, transporte e agricultura, tendo sido implementado nas províncias de Nampula, Niassa, Cabo Delgado e Zambézia.

A assinatura do Acordo de Financiamento do Compacto II entre os governos de Moçambique e dos EUA. Sob a chancela da MCC, está prevista para Setembro deste ano, em Washington D.C.

A Millennium Challenge Corporation é uma agência de assistência estrangeira independente e inovadora dos EUA que está a ajudar a agenda da luta contra a pobreza global.

Compactos é um dos tipos de financiamentos da agéncia que consiste em conceder grandes subsídios de cinco anos para países  que atendem aos critérios de elegibilidade da MCC

Noticias Relacionadas

Preços de bens e serviços sobem 4,15% em Junho, pressionando custo de vida

O nível geral de preços em Moçambique registou um...

G20 discute incertezas económicas globais em Durban sob tensão geopolítica e pressão sobre economias emergentes

A reunião de ministros das Finanças e governadores dos...

“Economia do sector privado em Moçambique caiu em Junho” – Índice PMI do Standard Bank

A economia do sector privado moçambicano registou uma contração...

Moçambique entre os 10 países africanos com maior melhoria no Saldo Orçamental em 2025

Moçambique integra a lista das dez economias africanas que...