Sexta-feira, Maio 3, 2024
spot_img

Moçambique: Dívida pública sobe para 14,3 mil milhões de dólares no 1º trimestre

Trata-se de um crescimento equivalente a 5,4 por cento em relação ao período anterior, segundo os mesmos dados oficiais do governo.

A dívida interna de Moçambique, a 31 de Dezembro de 2022, rondava aos 281,5 mil milhões de meticais, neste caso mais 23,8 por cento do que no ano anterior.

“O aumento da dívida interna deveu-se sobretudo ao aumento da emissão de obrigações do tesouro, em 38,9%, e de bilhetes do tesouro, em 20,7%, com impacto negativo na disponibilidade de recursos para o setor privado”, refere um relatório do ministério da economia e finanças sobre a execução orçamental no primeiro trimestre.

O peso do stock da dívida pública de Moçambique caiu de 115,3% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2020 para 94,3% no final de 2022.

“Embora o ritmo de crescimento da dívida externa (0,1%) tenha sido inferior ao aumento da dívida interna (23,8%), o volume da dívida externa continua superior”, destaca ainda.

Em termos de sustentabilidade da dívida, globalmente, “apesar de apresentar uma tendência decrescente nos últimos anos, mantém-se acima dos limiares de sustentabilidade de 60%” do PIB.

Entrevistas Relacionadas

Governo apresenta estratégias para acelerar a transição energética

O Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias,...

Taxa de juros de referência vai descer para 22,30 em Maio

A Associação Moçambicana de Bancos (AMB) anunciou nesta Quarta-feira...

Mulheres moçambicanas reconhecidas por contribuições notáveis em diversas áreas

A cidade de Maputo foi palco do evento Women...

Governo analisa proposta de aumento de salário mínimo

O salário mínimo em Moçambique, actualmente em 4791 meticais,...