Segunda-feira, Maio 6, 2024
spot_img

Moçambique e Angola propõem maior participação do sector privado para impulsionar relações económicas

Os Governos de Moçambique e Angola defenderam, nesta Terça-feira (23), um aumento do envolvimento do sector privado para acelerar e fortalecer as relações económicas, com o objectivo de alcançar resultados concretos que beneficiem ambos os países.

Durante a 10.ª sessão da Comissão Mista, a ministra moçambicana dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, destacou a importância de elevar as relações económicas ao mesmo nível de excelência das relações políticas entre os dois países. Ela enfatizou a necessidade de um crescimento exponencial no volume de negócios, para que mais moçambicanos e angolanos possam beneficiar das actividades realizadas em diversas áreas.

O ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António, por sua vez, considerou que o potencial económico de ambas as nações deve ser explorado, havendo margem para melhorar as relações económicas e o comércio bilateral, dadas as oportunidades oferecidas pelas economias dos dois países.

António anunciou a realização de um fórum de negócios em Maputo entre empresários dos dois países, com o objectivo de explorar oportunidades em diversas áreas. Ele destacou também a importância da implementação dos acordos de supressão de vistos entre Angola e Moçambique, assim como o aumento da frequência de ligações aéreas, como instrumentos para dinamizar os laços de cooperação económica.

No âmbito do fortalecimento das relações bilaterais, os dois países assinaram um acordo de cooperação no sector da saúde, com o objectivo de trocar informações e experiências. Além disso, decidiram realizar consultas políticas periódicas e reiteraram o apoio mútuo a candidaturas em organizações internacionais.

Entrevistas Relacionadas

Taxa de juros de referência vai descer para 22,30 em Maio

A Associação Moçambicana de Bancos (AMB) anunciou nesta Quarta-feira...

Governo analisa proposta de aumento de salário mínimo

O salário mínimo em Moçambique, actualmente em 4791 meticais,...

Missão do FMI pretende avaliar a situação económica no país

O Fundo Monetário Internacional (FMI) realizará no próximo mês...

CTA procura expandir relação comercial com Portugal

A Confederação das Associações Económicas (CTA) expressou nesta o...