Sexta-feira, Julho 19, 2024
spot_img

Moçambique e República Checa vão incrementar trocas comerciais

Não há investimento privado de parte a parte ou exportação de produtos, bens e serviços e isso preocupa os presidentes dos dois países, como ficou claro, esta segunda-feira em conferência de imprensa conjunta entre Filipe Nyusi e Petr Pavel.

Filipe Nyusi, de visita à República Checa, disse que Moçambique possui muitas potencialidades que podem interessar aos empresários do país europeu.

De acordo com a Rádio Moçambique, durante a conferência de imprensa, no fim da reunião com o homólogo, Filipe Nyusi elogiou o sistema de transporte urbano checo, destacando que o mesmo pode servir de inspiração para minimizar o drama que se regista nas principais cidades moçambicanas.

Noutros desenvolvimentos e respondendo a uma pergunta sobre a posição de neutralidade assumida por Moçambique em relação à guerra entre a Rússia e a Ucrânia, o chefe de Estado reiterou que o fim do conflito passa pelo diálogo entre os beligerantes.

Ainda na segunda-feira,  Filipe Nyusi esteve reunido com a comunidade moçambicana na República Checa. Os presentes partilharam suas esperiências como estrangeiros naquele território. Alguns manifestaram interesse em retornar ao país de origem. Outros procuraram saber como é que poderiam importar as potencialidades de Moçambique para Checa.

No encontro, a comunidade moçambicana pediu ao Presidente da República para que se facilite o ambiente de negócios no país, no sentido de poderem transferir parte dos seus investimentos para Moçambique.

Em um vídeo publicado pela Televisão Pública de Moçambique (TVM), a Agência para a Promoção de Investimento e Exportações (APIEX), que se faz presente na delegação presidencial, partilhou o quadro geral de negócios e oportunidades de Moçambique e que ambos países podem explorar.

Entrevistas Relacionadas

Empresários defendem ajustes no PAE para impulsionar economia moçambicana

O Pacote de Medidas de Aceleração Económica (PAE) foi...

Veja as implicações dos novos acordos de dívidas ocultas para Moçambique

O Fundo Monetário Internacional (FMI) revelou nesta Quarta-feira (17)...

FMI ajusta a previsão do crescimento da economia mundial para 3,3% em 2025

O Fundo Monetário Internacional (FMI) ajustou ligeiramente para cima...

FMI: Nada norteia atribuições de isenções fiscais em Moçambique

Alexis Meyer-Cirkel está de saída de Moçambique, onde esteve...