Ao ser rubricado, o pacto prevê a partilha de informação sobre diversas áreas transversais relacionadas com pesquisa e desenvolvimento, redes regionais de transmissão de gás natural e desenvolvimento institucional.
O desejo do acordo foi manifestado aquando de uma reunião recente entre os Presidentes dos Conselhos de Administração (PCA’s) da ENH e da Corporação Tanzaniana para o Desenvolvimento de Petróleo (TPDC), Estêvão Pale e Ombeni Yohana Sefue, respectivamente.
O encontro que decorreu na cidade de Maputo, tinha em vista dar continuidade ao trabalho de identificar áreas de interesses mútuos e cooperação no domínio de petróleo e gás.
Durante a sua presença em Moçambique, a delegação da TPDC visitou a Central Térmica de Maputo, a de Processamento (CPF) em Inhassoro, bem como as obras de construção da Central Térmica de Temane (CTT), ainda em curso.
“O resultado dos encontros entre a ENH e a TPDC é o estabelecimento de um Comité de Trabalho entre as partes com o objectivo de continuar a trabalhar firmemente na consolidação de potenciais áreas de interesse mútuo”, indica o comunicado de imprensa da ENH.
A visita dos parceiros tanzanianos sucede conversações iniciadas em Dar-Es-Salaam, capital da Tanzânia, em Fevereiro passado, entre os dois PCA’s. A TPDC é a empresa pública de petróleo da Tanzânia.
À semelhança da ENH, a empresa está envolvida no desenvolvimento de projectos de Gás Natural Liquefeito (LNG), após a descoberta de vastas reservas de gás natural na Bacia do Rovuma, do lado tanzaniano.