Domingo, Setembro 8, 2024
spot_img

Moçambique prevê suprir 5,5 GW da procura regional de energia até 2030

Durante o Fórum de Negócios Moçambique-Itália, realizado nesta Segunda-feira, 3 de Junho, o secretário permanente do Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME), António Manda, destacou que Moçambique planeia suprir até 5,5 GW da demanda regional de energia até 2030.

Manda enfatizou a posição estratégica de Moçambique como potencial fornecedor-chave na região, devido aos seus vastos recursos naturais e investimentos em infra-estrutura energética. Ele ressaltou que o país está comprometido não apenas com o gás natural, mas também com energias renováveis, como solar, eólica e hidroeléctrica, para diversificar a matriz energética e garantir a sustentabilidade a longo prazo.

Além disso, foram destacados os esforços de Moçambique para melhorar a infra-estrutura de logística e transporte, essenciais para o escoamento de energia e recursos, e a importância da transformação agrícola, que depende de energia acessível e confiável para seu crescimento.

O Fórum, que contou com a participação da União Europeia e do Governo moçambicano, promoveu discussões sobre os sectores de energia, infra-estrutura, logística, construção e transformação agrícola entre Moçambique e a Itália, visando garantir segurança aos investidores italianos no país.

Entrevistas Relacionadas

EDM lança linha telefónica para reduzir tempo de reparação de avarias

A Electricidade de Moçambique (EDM) anunciou o lançamento de...

Produção energética cresce 15,3% no primeiro semestre

A produção de energia em Moçambique registou um aumento...

Governo concede concessão da primeira central eólica de Moçambique a Globeleq e Source energia

O Governo de Moçambique concedeu oficialmente a gestão da...

Lucros da HCB crescem 56,7% no primeiro semestre de 2024

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), uma das principais...