Tuesday, June 16, 2026
spot_img

Moçambique tem de esperar para exportar a primeira carga de gás natural

Os compradores de energia na Europa têm antecipado ansiosamente a produção do projecto da Eni SpA nas águas do norte do país para ajudar a atenuar a escassez global de gás antes da crucial estação de aquecimento do Inverno.

A Europa está a acelerar os esforços para substituir o gás russo por GNL, enviando preços spot para o combustível que está a subir em todo o mundo.

O petroleiro, conhecido como British Mentor, deveria chegar no dia 24 de Agosto às instalações flutuantes de GNL Coral-Sul que a italiana Eni está a encomendar.

Depois de passar alguns dias à deriva ao largo da costa de Moçambique, mudou o seu destino durante o fim-de-semana e começou a navegar em direcção a Qalhat, Omã, lar de outro terminal de GNL, dados de localização de navios compilados pelo programa Bloomberg.

O BP Plc opera o Mentor britânico e tem o direito de comprar toda a produção da Coral-Sul, que está planeada em 3,4 milhões de toneladas por ano. O projecto está previsto começar a produzir em Setembro ou Outubro, disse o Instituto Nacional de Petróleo.

Noticias Relacionadas

Consórcio liderado pela JGC assegura contrato EPCIC do Coral Norte LNG

A multinacional japonesa JGC Holdings Corporation, através da sua...

Projecto Rovuma LNG espera gerar receitas de até 150 Mil Milhões de dólares

O projecto Rovuma LNG, liderado pela ExxonMobil na Bacia...

Projecto Mozambique LNG atinge 42% de execução

O projecto Mozambique LNG, liderado pela TotalEnergies, atingiu 42%...

Área 4: GNL moçambicano chega a Singapura

Um novo carregamento de Gás Natural Liquefeito proveniente da...