Quarta-feira, Abril 24, 2024
spot_img

Moçambique tem de esperar para exportar a primeira carga de gás natural

Os compradores de energia na Europa têm antecipado ansiosamente a produção do projecto da Eni SpA nas águas do norte do país para ajudar a atenuar a escassez global de gás antes da crucial estação de aquecimento do Inverno.

A Europa está a acelerar os esforços para substituir o gás russo por GNL, enviando preços spot para o combustível que está a subir em todo o mundo.

O petroleiro, conhecido como British Mentor, deveria chegar no dia 24 de Agosto às instalações flutuantes de GNL Coral-Sul que a italiana Eni está a encomendar.

Depois de passar alguns dias à deriva ao largo da costa de Moçambique, mudou o seu destino durante o fim-de-semana e começou a navegar em direcção a Qalhat, Omã, lar de outro terminal de GNL, dados de localização de navios compilados pelo programa Bloomberg.

O BP Plc opera o Mentor britânico e tem o direito de comprar toda a produção da Coral-Sul, que está planeada em 3,4 milhões de toneladas por ano. O projecto está previsto começar a produzir em Setembro ou Outubro, disse o Instituto Nacional de Petróleo.

Entrevistas Relacionadas

Standard & Poor’s prevê ganhos para Moçambique com Projectos de gás a partir de 2028

A agência de notação financeira Standard & Poor’s afirmou...

Galp investiu 25 milhões de dólares no gás de cozinha em Moçambique

A Galp investiu nos últimos três anos cerca de...

ExxonMobil está a mobilizar financiamento para Projecto da área 4

O Presidente da República, Filipe Nyusi, revelou que a...

Segunda plataforma FLNG da Eni em Moçambique apresenta baixo impacto ambiental

Um estudo de avaliação de impacto ambiental (EIA) realizado...