google-site-verification: google4dbefa4932e28bfe.html
Domingo, Julho 6, 2025
spot_img

MozParks propõe parcerias sustentáveis entre o sector industrial e as PMEs

Onório Manuel fez um raio-x ao surgimento do Parque Industrial de Beluluane (existindo há cerca de 23 anos), através de um projeto âncora (Mozal), que está a gerar mais de 10 mil postos de trabalho e agregar mais de 50 empresas instaladas no Parque Industrial de Beluluane, na província de Maputo, representando cerca de 17 países.

Disse que a MozParks está em vias de abrir mais Parques Industriais em Cabo Delgado (CDParks), concretamente em Palma, Balama, Montepuez, Ancuabe e uma base Logística em Pemba. Os CD Parks visam acelerar o desenvolvimento económico, promover e dinamizar a criação de emprego para jovens e desenvolver a economia verde na província de Cabo Delgado.

Onório Manuel incentivou as Pequenas e Médias Empresas a aderirem ao Projecto Parque Industrial Olhar para o Parque Industrial do Topuito, em Nampula, liderado pela multinacional Kenmare, a empresa mais transparente da indústria extractiva em Moçambique, que explora titânio naquele distrito do Larde.

Durante o encontro de negócios denominado Busines Pitch, a MozParks centrou a sua atenção nos Parques de Cabo Delgado, que, segundo sustenta, poderão potenciar o desenvolvimento da província impulsionado pela exploração de gás com um enorme potencial na sua cadeia de valor para dinamizar a economia local em mais de 100 mil trabalhadores diretos dentro dos CD Parks.

Para Onório Manuel é importante a implementação dos CD Parks, como mecanismo de criação de base para o conteúdo local, e assim aproveitar as oportunidades na cadeia de valor dos megaprojectos, alguns dos quais exploram recursos não renováveis, pelo que existe a precisam deixar uma contribuição para o desenvolvimento socioeconômico local.

Os CD Parks trazem múltiplas vantagens, como o acesso a infra-estruturas terrestres (energia, água e rodoviárias), industriais, de armazenamento, perímetro protegido, ambiente de negócios seguro, economias de escala, economia circular, soluções completas de investimento, potencial de incentivos fiscais e aduaneiros.

Noticias Relacionadas

Cimeira Empresarial EUA–África: MozParks apresenta-se no painel “Investir em Moçambique” 

 A MozParks participou esta semana no painel “Investir em...

Grupo sul-africano Vision Sugar compra açucareiras de Xinavane e Mafambisse

A Vision Sugar, uma empresa agro-industrial de capital maioritariamente...

Moamba atrai novo investimento industrial internacional

O distrito da Moamba, na província de Maputo, prepara-se...

AIMO e Field Ready firmam parceria estratégica para impulsionar empregabilidade juvenil no sector industrial

A Associação Industrial de Moçambique (AIMO) e a organização...