Sábado, Junho 15, 2024
spot_img

MozParks propõe parcerias sustentáveis entre o sector industrial e as PMEs

Onório Manuel fez um raio-x ao surgimento do Parque Industrial de Beluluane (existindo há cerca de 23 anos), através de um projeto âncora (Mozal), que está a gerar mais de 10 mil postos de trabalho e agregar mais de 50 empresas instaladas no Parque Industrial de Beluluane, na província de Maputo, representando cerca de 17 países.

Disse que a MozParks está em vias de abrir mais Parques Industriais em Cabo Delgado (CDParks), concretamente em Palma, Balama, Montepuez, Ancuabe e uma base Logística em Pemba. Os CD Parks visam acelerar o desenvolvimento económico, promover e dinamizar a criação de emprego para jovens e desenvolver a economia verde na província de Cabo Delgado.

Onório Manuel incentivou as Pequenas e Médias Empresas a aderirem ao Projecto Parque Industrial Olhar para o Parque Industrial do Topuito, em Nampula, liderado pela multinacional Kenmare, a empresa mais transparente da indústria extractiva em Moçambique, que explora titânio naquele distrito do Larde.

Durante o encontro de negócios denominado Busines Pitch, a MozParks centrou a sua atenção nos Parques de Cabo Delgado, que, segundo sustenta, poderão potenciar o desenvolvimento da província impulsionado pela exploração de gás com um enorme potencial na sua cadeia de valor para dinamizar a economia local em mais de 100 mil trabalhadores diretos dentro dos CD Parks.

Para Onório Manuel é importante a implementação dos CD Parks, como mecanismo de criação de base para o conteúdo local, e assim aproveitar as oportunidades na cadeia de valor dos megaprojectos, alguns dos quais exploram recursos não renováveis, pelo que existe a precisam deixar uma contribuição para o desenvolvimento socioeconômico local.

Os CD Parks trazem múltiplas vantagens, como o acesso a infra-estruturas terrestres (energia, água e rodoviárias), industriais, de armazenamento, perímetro protegido, ambiente de negócios seguro, economias de escala, economia circular, soluções completas de investimento, potencial de incentivos fiscais e aduaneiros.

Entrevistas Relacionadas

Introdução de novos procedimentos dificulta importação de viaturas no País

A vice-presidente da Associação dos Importadores e Distribuição Automóvel...

MozParks apresenta o seu modelo de funcionamento para parques industriais em Maputo

A Província de Cabo Delgado organizou uma série de...

MozParks: Investir em Moçambique é investir no futuro da juventude

Desde 2018, a MozParks tem liderado esforços para abordar...

Produção animal prevista para crescer 8% em 2024, destacando-se o sector pecuário e pesqueiro

O Plano Económico e Social – PESOE 2024 aponta...