Tuesday, September 16, 2025
spot_img

MPDC obtém aprovação e investirá dois bilhões de dólares na expansão do Porto de Maputo

O governo de Moçambique aprovou a extensão da concessão do Porto de Maputo, permitindo que o consórcio MPDC, composto pela DP World, Grindrod e CFM, gerencie o porto até 2058. O projecto de expansão incluirá um investimento estimado em US$2 bilhões, tornando o porto ainda mais competitivo na região, especialmente em comparação com os portos sul-africanos.

Segundo o comunicado do Conselho de Ministros, o acordo inclui investimentos de cerca de US$1,1 bilhão até 2033, data em que a concessão original deveria expirar. Essa extensão é a Quarta Adenda ao Contrato de Concessão celebrado em 22 de Setembro de 2000, ao abrigo do Decreto n.° 22/2000, de 25 de Julho.

O MPDC, por meio do seu Plano Director, prevê um aumento significativo no volume de cargas, atingindo 42 milhões de toneladas por ano até 2033 e 54 milhões de toneladas por ano até 2043. A capacidade do porto deverá aumentar para 54 milhões de toneladas por ano até 2058, em comparação com os actuais 37 milhões de toneladas.

Além disso, a expansão incluirá o aumento da capacidade do terminal de carvão em Matola, próximo a Maputo, de 7,5 milhões para 18 milhões de toneladas por ano. A capacidade anual de transporte de contentores também quase quadruplicará, atingindo um milhão de unidades durante o mesmo período.

O Porto de Maputo tem sido cada vez mais utilizado por empresas de mineração de carvão, cromo e magnetita, devido a problemas operacionais nos caminhos-de-ferro e portos da Transnet SOC Ltd, na África do Sul, que resultaram em perdas significativas de receita para essas empresas.

Noticias Relacionadas

IGEPE Assume gestão de nova empresa criada para reestruturar dívida da LAM

O Instituto de Gestão das Participações do Estado (IGEPE)...

Grindrod ainda à procura de sucessor para o CEO após anúncio de saída de Xolani Mbambo

A Grindrod, grupo de portos e logística cotado na...

Transporte marítimo mundial cresce devagar na transição, mas mercado pode atingir 10 MM$

A disponibilidade dos proprietários de carga para pagar mais...

Cornelder investe 640 milhões na ampliação do Porto da Beira

A concessionária Cornelder de Moçambique anunciou a aprovação de...