A MRG Metals, listada na ASX (Bolsa de Valores da Austrália), anunciou que está pronta para iniciar suas primeiras operações de perfuração nos projectos “Corridor North” e “Marão” em Moçambique, com um orçamento superior a 3,7 milhões de meticais (60 mil dólares) financiados por sua joint venture com a Sinowin, uma empresa chinesa especializada em investimentos em areias pesadas.
Segundo um comunicado da mineradora, as iniciativas visam aumentar a produção de concentrado de minerais pesados, potencialmente superior a 440 mil toneladas por ano. A MRG considera que esses projectos poderão acelerar o crescimento da empresa e contribuir significativamente para sua carteira mineira.
Em Junho deste ano, a MRG celebrou um acordo vinculativo de joint venture com as empresas chinesas Sinowin Lithium e Sinowin Lithium Cobalt (SLC) para desenvolver projectos de areias pesadas no Corredor de Moçambique, incluindo os projectos Central e Sul. Conforme o acordo, a MRG ficará isenta de despesas de capital e operacionais até que a produção atinja 440 mil toneladas por ano.
Durante a fase inicial, a mineradora deterá uma participação de 30% no acordo, com uma produção de 110 mil toneladas por ano de concentrado. Essa participação diminuirá para 20% à medida que a produção aumente para 440 mil toneladas por ano.
Com o início das operações de perfuração, a MRG Metals espera consolidar sua posição no mercado e contribuir para o desenvolvimento económico de Moçambique, ampliando sua capacidade produtiva e aproveitando o potencial das areias pesadas.