Sábado, Junho 15, 2024
spot_img

Nampula vai ter Parque Industrial em Topuito

O acordo entre as duas partes consiste em a Kenmare ajudar a obter financiamento de doadores para a a implantação da infraestrutura industrial.

Além disso, a mineradora vai prestar seu apoio, durante a fase de construção, garantindo o abastecimento de água e energia a partir de sua subestação.

Construido o parque, a Kenmare irá promover activamente os negócios e oportunidades locais e apoiar as iniciativas de reflorestamento e responsabilidade social corporativa.

A MozParks será, por sua vez,  responsável por manter contacto directo com parceiros e autoridades públicas. Como gestora do Parque Industrial de Topuito (PIT), a empresa dará suporte na manutenção do mesmo e às empresas locatárias.

E mais, a empresa industrial devrá facilitar a licitação de conteúdo local para os contratos da Kenmare, e oferecer programas de estágio, formação e certificação para pequenas e médias empresas, incluindo o apoio a iniciativas de agro-processamento e disponibilização de serviços de suporte compartilhados, como registro de empresas e desenvolvimento de competência locais.

As duas empresas esperam que o Parque Industrial de Topuito vai gerar emprego para mais de 10 mil pessoas e  actuará como um impulsionador de desenvolvimento dentro da província.

A MozParks é uma desenvolvedora e operadora oficial de Zonas Económicas Sustentáveis em Moçambique. É uma parceria público-privada entre a Agência para a Promoção de Investimento e Exportações de Moçambique (APIEX), e investidores suíço-moçambicanos.

A Kenmare, com sede  em Dublin, Irlanda, opera a Mina de Titânio de Moma em Moçambique. A mina está em produção desde 2007 e é reconhecida como um importante fornecedor de produtos de areia mineral (ilmenite, rutilo e zircão).

Entrevistas Relacionadas

Cenário Fiscal de Médio Prazo (2025-2027): Despesas públicas mantém pressão sobre as finanças públicas

O Produto das medidas em curso de consolidação orçamental...

Indicadores prudenciais e económico-financeiros da carteira móvel: M-Pesa, E-Mola e MKesh

O Banco de Moçambique (BdM) divulgou a avaliação dos...

Novo horário de trabalho proposto para Maputo visa descongestionar o trânsito

A cidade e província de Maputo poderão adoptar novos...

Moçambique responde ao GAFI com avaliação de ONGs: uma medida contra o financiamento ao terrorismo

O lançamento do relatório de avaliação de risco das...