O acordo entre as duas partes consiste em a Kenmare ajudar a obter financiamento de doadores para a a implantação da infraestrutura industrial.

Além disso, a mineradora vai prestar seu apoio, durante a fase de construção, garantindo o abastecimento de água e energia a partir de sua subestação.

Construido o parque, a Kenmare irá promover activamente os negócios e oportunidades locais e apoiar as iniciativas de reflorestamento e responsabilidade social corporativa.

A MozParks será, por sua vez,  responsável por manter contacto directo com parceiros e autoridades públicas. Como gestora do Parque Industrial de Topuito (PIT), a empresa dará suporte na manutenção do mesmo e às empresas locatárias.

E mais, a empresa industrial devrá facilitar a licitação de conteúdo local para os contratos da Kenmare, e oferecer programas de estágio, formação e certificação para pequenas e médias empresas, incluindo o apoio a iniciativas de agro-processamento e disponibilização de serviços de suporte compartilhados, como registro de empresas e desenvolvimento de competência locais.

As duas empresas esperam que o Parque Industrial de Topuito vai gerar emprego para mais de 10 mil pessoas e  actuará como um impulsionador de desenvolvimento dentro da província.

Relacionado  Banco Único passará a designar-se Nedbank Moçambique

A MozParks é uma desenvolvedora e operadora oficial de Zonas Económicas Sustentáveis em Moçambique. É uma parceria público-privada entre a Agência para a Promoção de Investimento e Exportações de Moçambique (APIEX), e investidores suíço-moçambicanos.

A Kenmare, com sede  em Dublin, Irlanda, opera a Mina de Titânio de Moma em Moçambique. A mina está em produção desde 2007 e é reconhecida como um importante fornecedor de produtos de areia mineral (ilmenite, rutilo e zircão).

FONTEFoto: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui