O Presidente da Comissão Executiva do Nedbank Moçambique, Joel Rodrigues aponta para operações financeiras ajustadas ao ritmo do mercado que demanda por uma competetividade robusta.
“Nós acreditamos que só com uma rede comercial muito forte e que conhece muito bem os nossos clientes é possível prestarmos o serviço de qualidade”, afirmou o gestor durante a apresentação dos resultados financeiros do banco.
Além disso, segundo disse Rodrigues, as contas do Nedbank, no primeiro semestre de 2023, revelam que a instituição está cada vez mais forte e sólida, com o rácio de capital de 18,3 por cento acima de 12 por cento exigido regularmente pelo Banco de Moçambique.
Da mesma forma, em termos de liquidez, o Nedbank diz estar bem posicionado, não obstante o aumento recente das reservas obrigatórias de depósitos por parte do Banco Central.
“Isto não nos trouxe grande transtorno, mas naturalmente, a nível de rentabilidade, estamos a digerir o efeito dessa medida de política monetária”, disse a fonte.
No tocante à carteira de crédito, o banco refere que, neste momento, a mesma alcançou 12,5 biliões de meticais e possui cerca de 40 mil clientes, sendo a maioria as Pequenas e Médias Empresas (PME’s).
“A nossa exposição de crédito a funcionários públicos eu diria que é imaterial. Ou seja, é inferior a 5%. É uma nova área, é naturalmente um segmento que queremos ter alguma presença, mas não é o nosso foco. O nosso foco e nossa essência é servir o tecido empresarial moçambicano, é servir os nossos clientes”, esclareceu Rodrigues.
Os resultados positivos do banco estenderam-se também a nível de crédito malparado, que está a ser recuperado graças à estratégia financeira do banco.