Terça-feira, Outubro 22, 2024
spot_img

Nenhuma das empresas cotadas por BVM é de transportes e logística

A informação foi partilhada por Salim Valá, Presidente do Conselho de Administração da BVM, durante um encontro com empresários do sector de logística e transportes, no Fórum Empresarial organizado pela Câmara de Comércio de Moçambique, na cidade de Maputo.

Falando no painel subordinado ao tema de “Transporte e Desenvolvimento Económico”, Valá fez saber que vários estudos independentes, bem como os realizados pela própria BVM, revelam que muitas empresas não recorrem ao mercado de capitais para o financiamento.

Em causa, segundo o dirigente, estão as fragilidades institucionais, nomeadamente a nível da governação, gestão, auditoria das contas, transparência, escrutínio público e ética empresarial .

“Estamos à disposição para trabalhar com as empresas do sector para incentivá-las a utilizar essa alternativa de financiamento mais económica, principalmente para projectos que demandam recursos significativos a médio e longo prazo”, afirmou Valá.

A fonte manifestou preocupação com a pouca adesão das empresas à Bolsa de Valores, supostamente por ser difícil para o efeito. Valá desmistificou esse mal entendido e apelou que mais entidades entrem para o mercado de capitais.

“O Terceiro Mercado de Valores, lançado em Novembro de 2019, é um mercado de incubação que permite às empresas cotar e, num período de entre 2 e 3 anos, ter contas auditadas e proceder à dispersão accionista”, explicou.

A BVM afirma que as empresas de transporte podem aproveitar esta janela de oportunidade existente, uma vez que quatro empresas já foram listadas neste mercado.

Entrevistas Relacionadas

Moçambique consolida posição no comércio africano com 3.º Lugar no ATB

Moçambique subiu para a 3.ª posição no mais recente...

MACHEL FIDUS e Fundação Vodacom Moçambique firmam acordo para promoção de digitalização nas escolas

A MACHEL FIDUS, representada por Malenga Machel, e a...

DStv anuncia direitos de transmissão das competições interclubes da CAF

A DStv adquiriu os direitos de transmissão de quatro...

Moçambique coloca 82 ME em Obrigações do Tesouro via bolsa

Moçambique colocou esta semana 5.727 milhões de meticais (82...