Tuesday, September 1, 2026
spot_img

No terceiro trimestre: A mineradora Vale reporta produção de 88,676 milhões de toneladas de ferro

Os resultados operacionais da mineradora Vale estão em crescendo, no primeiro trimestre, a firma produziu no global pouco mais de 88,676 milhões de toneladas de ferro, significando um crescimento de 31,2% em relação ao trimestre anterior, segundo relatório de produção divulgado pela empresa no seu site oficial.

O crescimento da produção do minério de ferro no terceiro trimestre destaca-se igualmente quando comparado com igual período do ano passado, em 2,3%, embora que nos primeiros nove meses do ano, a produção tenha atingido 215.877 milhões de toneladas, representando uma queda de 3,5% em relação ao período de Janeiro a Setembro do ano passado.

Com os resultados alcançados, a companhia reafirma a sua evolução com seu plano de estabilização, sendo que a produção foi mantida em torno de 1 milhão de toneladas por dia após meados de Julho, apresentando consistência e estabilidade ao longo de quase todo o trimestre.

A meta da companhia é produzir 310 milhões a 330 milhões de toneladas até o fim do ano.

Segundo a empresa, pode-se destacar  os negócios de Níquel e Cobre que conseguiram recuperar a produtividade para um início robusto no quarto trimestre, após normalizar a rotina de manutenção no trimestre relativamente ao comprometimento da força de trabalho com os padrões de segurança da empresa e com rígida disciplina operacional.

Em Moçambique, o plano é atingir 20 milhões de toneladas de carvão por ano

Depois de um início de ano atípico devido a eclosão da pandemia, onde tinha como plano produzir 15 milhões de toneladas de carvão mineral em Moatize,  a Vale Moçambique reergue-se e estima produzir até o ano 2021, cerca de 20 milhões de toneladas com a retoma das actividades na sequência do alívio das medidas anti-pandemia, o que se pode traduzir em lucros em mais de 1,6 milhões de dólares.

Para o efeito, estão em curso naquela multinacional, trabalhos de produção massiva do carvão mineral em algumas plantas temporariamente paralisadas.

Noticias Relacionadas

China reforça posição na grafite moçambicana com aquisição de 70% dos activos da Triton

A chinesa NQM Gold, subsidiária do grupo mineiro Shandong...

Governo concretiza Parque Industrial de Topuito para facilitar ligação entre PMEs e Kennmare

O Governo de Moçambique concretizou, recentemente, no distrito de...

Estado moçambicano passa a deter 15% gratuitos nos empreendimentos mineiros

Moçambique prepara uma mudança significativa na forma como participa...

Porto de Chongoene prepara arranque das operações de minérios pesados

O Porto de Chongoene, na província de Gaza, está...