Home Notícias Logística e Transportes Nova linha de navegação aumenta importações e exportações através do Porto da...

Nova linha de navegação aumenta importações e exportações através do Porto da Beira

O volume de importações e exportações através do Porto da Beira vai aumentar com a entrada em funcionamento, na semana finda, da nova linha de navegação, que liga a Europa, China e os países do interland, na África Austral.

O director de operações da Cornelder de Moçambique, Miguel de Jenga, concessionária daaquela infra-estrutura portuária, disse que a capacidade de manuseamento de mercadoria vai duplicar e espera-se um aumento de oportunidades de negócios.

A fonte explicou que a nova linha de navegação tem, numa primeira fase, frequência semanal, movimentando entre 250 a 300 contentores.

“ Teremos já a chegada dos navios com maior regularidade. Estamos  a trabalhar agora com cinco, passamos para seis, significa que o Porto  irá tornar-se ainda mais competitivo. Como sabem, agora estamos num bom ritmo a partir do Zimbabwe. Temos ainda a capacidade de podermos aumentar a nossa quota de mercado na Zâmbia e na República Democrática do Congo, significa que o porto da Beira ainda tem margem para crescimento “,  afirmou o gestor.

O Porto da Beira está localizado estrategicamente no centro do país, liga directamente, quer por via rodoviária ou ferroviária, os principais mercados do hinterland da África Austral, o Zimbabwe, Malawi, a Zâmbia, Botswana, a República Democrática do Congo e outras rotas do comércio internacional.

No local encontra-se um terminal de contentores, dos mais modernos na região. As infra-estruturas abarcam um cais de 645 metros de comprimento e uma profundidade de 12 metros. O Terminal possui 4 pórticos porta-contentores navio-terra, dois dos quais com capacidade de 65 toneladas de carregamento.

O Porto comporta, igualmente, um terminal de carga geral, que compreende 4 caís com um comprimento total de 670 metros e uma profundidade de 9.5 metros.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Exit mobile version