Os minérios não são escoados, há sensivelmente três meses, sob alegação de altos custos de transporte, via terrestre, até ao Porto de Maputo, de onde é exportado para o exterior.
Apesar de admitir a retoma para breve, quando as condições estiverem criadas, Lei Wei, técnico da firma, considera que o ideal seria reiniciar as exportações após a conclusão das obras, em curso, da construção da doca no distrito de Chongoene.
“A conclusão das obras da doca, que visa reduzir os custos de escoamento do minério até ao Porto de Maputo, deve estar concluída, no máximo, até Fevereiro do próximo ano e, numa primeira fase, a infra-estrutura terá capacidade para receber navios de até 25 mil toneladas.
A construção da doca de Chongoene enquadra-se no âmbito de novas soluções para a melhoria da logística de transporte dos recursos minerais extraídos na mina de areias pesadas de Chibuto, por parte do Ministério de Transportes e Comunicações (MTC).
Igualmente está em estudo uma solução da construção de um ramal ferroviário ligando a mina de Chibuto à linha férrea do Limpopo, para permitir o escoamento ferroviário da produção da mina.