O Parque Industrial de Beluluane, localizado no distrito de Boane, província de Maputo, é um importante polo económico em Moçambique, com 52 empresas instaladas e sob gestão da MozParks, a entidade é responsável por cerca de 900 milhões de dólares (56,8 mil milhões de meticais) em contribuição para o PIB.
As empresas do parque representam uma diversidade de 17 países, incluindo os Estados Unidos da América, Paquistão, Índia, África do Sul, Portugal e Tanzânia. A maioria destas empresas está envolvida na cadeia de valor do alumínio, com destaque para a Mozal, que produz cerca de 500 mil toneladas de alumínio por ano. Parte dessa produção é utilizada localmente pela Midal Cables Internacional na produção de cabos eléctricos, e outra parte é absorvida pelo sector metalomecânico para a produção de acessórios industriais.
Além da indústria do alumínio, o parque também cobre fábricas do sector agro-processador, com destaque para a castanha de caju.
Com cerca de dez mil postos de trabalho criados, o Parque Industrial de Beluluane tem sido um importante impulsionador do emprego na região. Cerca de cinco mil desses empregos estão directamente ligados ao projecto Mozal, enquanto os restantes estão distribuídos por indústrias diversas dentro do parque.
O investimento total na concepção do Parque Industrial de Beluluane ultrapassa os 3,2 mil milhões de dólares (202,2 mil milhões de meticais), sendo que a Mozal contribuiu com mais de 2 mil milhões de dólares (126,4 mil milhões de meticais) para esse montante.