Friday, June 5, 2026
spot_img

Parques industriais: Falta de infra-estruturas retrai investimentos

Segundo o director-geral da Agência para a Promoção de Investimento e Exportação (APIEX), Gil Bires, das seis Zonas Económicas Especiais (ZEE) e cinco Zonas Francas Industriais (ZFI) que o país possui, apenas os parques industriais de Beluluane, na província de Maputo, e de Nacala-Porto, em Nampula, estão em pleno funcionamento, graças ao sistema ferro-portuário a que estão associados.

Os parques industriais são áreas geograficamente delimitadas e regidas por um regime aduaneiro e fiscal especial composto por isenções aduaneiras, fiscais, regime cambial livre, entre outros.

O seu objectivo consiste em atrair investimento público-privado para dinamizar e tornar competitivas as províncias onde estão implantados, aumentar a capacidade de geração de emprego e oportunidades de negócio.

No caso da ZEE de Mocuba, província da Zambézia, construída em 2012, apesar de estar a operar a meio-gás, atraiu, inicialmente, 36,5 milhões de dólares em investimentos, através de oito empresas.

Noticias Relacionadas

Moçambicanos esperam maior rigor na gestão dos recursos naturais, indica o último inquérito do Afrobarometer

A maioria dos Moçambicanos está insatisfeita com a forma...

MTN BUSHFIRE: O Maior Festival Multicultural de África Regressa de 29 a 31 de Maio em Eswatini

O MTN Bushfire regressa ao icónico House on Fire,...

CTA Defende criação de Parques Industriais próximos das áreas de operação dos grandes projectos

A Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) defendeu,...

TRAC quer continuar a gerir EN4 além de 2028

A Trans African Concession (TRAC), concessionária sul-africana da Estrada Nacional...