Tuesday, June 16, 2026
spot_img

Portugal lidera as importações moçambicanas com origem na UE

Medicamentos, reagentes para diagnóstico e laboratório, trigo, centeio e materiais de construção são os principais produtos portugueses a chegar à costa do Índico num total de cerca de 230 milhões de euros em 2020.

No sentido inverso, mais de metade do que Portugal compra à Moçambique são mariscos, com um total de 22 milhões de euros em 2020, sexto entre os países da UE de destino das exportações moçambicanas.

V Cimeira Moçambique-Portugal

A anterior cimeira entre os dois países foi em 2019 e na altura Filipe Nyusi defendeu o reforço das relações económicas com Portugal. Nyusi, pediu ainda a formação e investimento na transformação das matérias-primas do país, para as valorizar.

O Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa e o Presidente da República, Filipe Nyusi lideram as delegações na V Cimeira Moçambique-Portugal, marcada para hoje, em Maputo.

O fórum de negócios entre os dois países vai decorrer na sexta-feira, durante a Feira Internacional de Maputo (FACIM), a maior mostra de negócios do país, igualmente com a presença de Nyusi e Costa.

Noticias Relacionadas

Fitch desce ‘rating’ de Moçambique para ‘CC’ e agrava percepção de risco de crédito

A agência internacional de notação financeira Fitch Ratings rebaixou...

Aprovados novos salários mínimos

O Governo acaba de aprovar novos salários mínimos, com...

Perspectivas Económicas para 2026 juntam parceiros e classe empresarial no BCI

O BCI acolheu, esta Terça-feira (15), no seu Auditório,...

Moçambique e Banco Mundial selam nova parceria estratégica avaliada em seis mil milhões de dólares

Ministra das Finanças, Carla Loveira, reuniu-se em Washington com...