Quinta-feira, Julho 18, 2024
spot_img

Presidente da CMM convida investidores internacionais a investirem em Moçambique

Falando na Junior Mining Indaba, em Johannesburg, o presidente da Câmara de Minas, Geert Klok, convidou as mineradoras “júnior” a investir em Moçambique.

Por razões históricas, os recursos minerais de Moçambique ainda estão relativamente inexplorados. De acordo com Geert Klok, Presidente da Câmara de Minas de Moçambique, este facto representa uma grande oportunidade para as empresas mineiras “júnior”, como são chamadas as pequenas e médias empresas mineiras envolvidas na exploração e no desenvolvimento de novas jazidas. Elas desempenham um papel crucial no desenvolvimento do sector. Atualmente estão em curso trabalhos de pesquisa e exploração de minerais como as areias pesadas, elementos de terras raras, lítio, ouro e magnetite.

Moçambique tem uma indústria mineira jovem, mas bem estabelecida, que inclui, entre outros, minerais de areias pesadas, carvão e grafite. De facto, Moçambique é atualmente o terceiro maior produtor de grafite natural do mundo. Devido à sua localização geográfica, 2500 km de costa e corredores logísticos estabelecidos, é especialmente atrativa para as mineradoras que procuram exportar minerais em grandes quantidades.
Os investidores em empresas mineiras “júnior” tendem a estar sediados no Reino Unido, Canadá e Austrália. De acordo com o colega panelista, Boris Kamstra, os investidores podem não estar familiarizados com certos países africanos e podem estar a enfrentar barreiras linguísticas. Este facto pode reflectir numa maior perceção de risco para o investidor.
As jurisdições mineiras africanas devem fazer tudo o que estiver ao seu alcance para se posicionarem como favoráveis aos investidores. As organizações representantes do sector mineiro, como a Câmara de Minas de Moçambique, têm um papel importante a desempenhar não somente neste contexto, disse Klok.

A Junior Mining Indaba é um local de encontro reconhecido para se discutir os desafios e oportunidades na mineração “júnior” na África do Sul e em outros países africanos. Este ano a conferência está na sua décima edição.

Entrevistas Relacionadas

Kenmare regista receita de 58,5 milhões de dólares no primeiro semestre de 2024

A Kenmare Resources, responsável pela exploração da mina de...

Kenmare anuncia progresso na produção do 2º Trimestre e 1º Semestre de 2024

A Kenmare Resources Plc anunciou resultados positivos no progresso...

CMM Quer cooperar regionalmente na Indústria Mineira

O presidente do Conselho de Administração da Câmara de Minas...

Cabo Delgado revoga licenças mineiras ociosas para estimular novos investimentos

Autoridades da província de Cabo Delgado estão cancelando licenças...