google-site-verification: google4dbefa4932e28bfe.html
Sexta-feira, Julho 4, 2025
spot_img

Presidente promulga lei que cria fundo soberano de Moçambique

O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, promulgou a lei que cria o Fundo Soberano de Moçambique (FSM), aprovada pelo Parlamento no dia 15 de Dezembro de 2023. O FSM será financiado pelas receitas geradas com a exportação de gás natural e terá como gestor operacional o Banco de Moçambique.

De acordo com um comunicado oficial, o Presidente Nyusi promulgou a lei após verificar que a mesma não contraria a Lei Fundamental do país. A proposta de criação do FSM, apresentada pelo Governo, recebeu 165 votos favoráveis da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) em votação final, enquanto 39 deputados da oposição (Resistência Nacional Moçambicana – Renamo e Movimento Democrático de Moçambique – MDM) votaram contra.

O Ministro da Economia e Finanças, Max Tonela, explicou que as projecções indicam que as exportações anuais de gás podem chegar a cerca de 91,7 mil milhões de dólares ao longo do ciclo de vida do projecto. Neste cenário, as receitas anuais para o Estado atingirão um pico na década de 2040, ultrapassando os 6 mil milhões de dólares por ano.

O FSM será constituído por receitas provenientes da produção de gás natural liquefeito das áreas 1 e 4 offshore da bacia do Rovuma, de futuros projectos de desenvolvimento e produção de petróleo e gás natural, bem como do retorno dos investimentos das receitas do mesmo.

Com a promulgação desta lei, Moçambique dá um passo importante no aproveitamento dos recursos naturais do país para impulsionar o seu desenvolvimento económico e financeiro.

Noticias Relacionadas

Moçambique apela à TotalEnergies para levantar a cláusula de “Força Maior” sobre o projecto de GNL

O Presidente da República, Daniel Chapo, defendeu este domingo,...

Relatório coloca Moçambique entre os países Africanos com maior custo de Gasóleo

Moçambique figura entre os dez países africanos com os...

Instituto Nacional de Petróleo cancela concurso para aquisição de dados sísmicos

O Instituto Nacional de Petróleo (INP), instituição tutelada pelo...