O Primeiro Fórum de Investimento organizado pelo governo do Niassa e seus parceiros, decorreu na última sexta-feira, onde cerca trinta (30) projectos de desenvolvimento, serão financiados por actores nacionais e estrangeiros.
Para a sua materialização, são necessários 42 milhões de dólares, mobilizados pela Câmara de Comércio de Moçambique, além do financiamento do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).
O diretor residente do BAD em Moçambique, César Augusto, disse que uma instituição financeira está aberta para capacitar os agentes económicos convista a contribuir para o desenvolvimento do Niassa.
Os projectos em destaque dizem respeito à produção de soja, macadâmia e trigo, cujo financiamento vai permitir o incremento da produção, processamento e comercialização.
A Secretária do Estado, Lina Portugal, e a governadora do Niassa, Elina Massangele, garantiram que farão de tudo para que todos os projectos sejam viabilizados, dando todo o tipo de apoio ao empresariado local e estrangeiro para a materialização dos investimentos.