Quinta-feira, Fevereiro 22, 2024
spot_img

Produção de petróleo e gás da Galp recuou 2% atingindo 126,4 mil barris por dia

A Galp anunciou uma produção líquida de petróleo e gás de 126,4 mil barris diários no último trimestre de 2023, representando um aumento de 1% em relação ao trimestre anterior, mas uma queda de 2% em comparação com o mesmo período de 2022, conforme divulgado no trading update desta Segunda-feira, 29 de Janeiro.

Do total produzido, 82% corresponde a petróleo, enquanto o restante é gás natural. No Brasil, a produção atingiu 117,2 mil barris diários (+1% em relação ao período homólogo e em relação ao trimestre anterior), enquanto em Moçambique foram produzidos 9,6 mil barris (+8% em relação ao trimestre anterior).

A Galp atribuiu o desempenho da produção no último trimestre de 2023 à alta disponibilidade e eficiência das unidades no Brasil, bem como à contribuição do projecto FLNG Coral Sul em Moçambique.

Em relação à margem de refinação, a Galp registou uma queda de 54% em termos homólogos e 58% em relação ao trimestre anterior, atingindo 6,10 dólares por barril, reflectindo os baixos cracks internacionais dos produtos petrolíferos e os efeitos da parada planeada na refinaria de Sines em Outubro e Novembro.

Como resultado dessa paralisação, a actividade de refinação da Galp recuou 25% em termos homólogos e 31% em relação ao trimestre anterior, estimando-se que os custos operacionais tenham ficado em nove dólares por barril de petróleo ou equivalente.

No que diz respeito às vendas, os produtos petrolíferos registaram uma queda de 4% em termos homólogos e 7% em relação ao trimestre anterior, enquanto as vendas de gás natural diminuíram 21% em comparação com o último trimestre de 2022, mantendo-se estáveis em relação ao trimestre anterior.

Por outro lado, as vendas de electricidade apresentaram um crescimento significativo, com um aumento de 47% em termos homólogos e 57% em relação ao trimestre anterior.

O trading update divulgado hoje antecipa a publicação dos resultados do quarto trimestre da Galp, prevista para o dia 12 de Fevereiro, antes da abertura do mercado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe:

spot_imgspot_img

Mais Lidas

Notícias Relacionadas
Notícias Relacionadas

Potencial de gás natural em Moçambique pode render 100 mil milhões de dólares

A consultora Deloitte concluiu que as reservas de gás...

África do Sul: Sasol registou decréscimo nos lucros

A Sasol África do Sul divulgou recentemente uma actualização...

Eni fortalece cadeia de valor agrícola em Moçambique com produção de óleo vegetal

A Eni deu início à produção de óleo vegetal...

TotalEnergies Registou queda de 36% no lucro ajustado

A TotalEnergies, petrolífera francesa, registou uma queda de 36%...