Tuesday, September 1, 2026
spot_img

Produção de rubis em Moçambique aquém das metas para 2023

O governo moçambicano alertou que o país não atingirá a meta planeada de produção de rubis este ano. A produção deve cair quase 40% em comparação com 2022, quando a produção da pedra preciosa alcançou 4,4 milhões de quilates.

De acordo com um relatório do Ministério da Economia e Finanças sobre a execução do orçamento do primeiro semestre,os dados de produção de três empresas indicam que a meta planeada para 2023 não será atingida, com uma queda esperada de aproximadamente 38,83%.

Essa queda é explicada pela existência de cerca de duas toneladas (11.275.435 quilates) de estoque mantidas pela empresa Montepuez Ruby Mining, a maior produtora, e pelo fato de os depósitos em áreas concedidas aos grupos Fura Gems e Gem Rock não terem alto potencial de mineração e também não serem poderosos.

Para 2024, espera-se um crescimento de 3% em relação à projecção até o final de 2023, acrescenta o relatório em uma previsão que, se confirmada, representará uma produção de mais de três milhões de quilates no próximo ano.

O projecto de mineração de rubis em Montepuez, localizado apenas na província de Cabo Delgado, consiste em quatro licenças que abrangem 19.300 hectares, e é lar do maior depósito de rubis do mundo, descoberto pela multinacional Gemfields em 2012.

Os rubis estão entre as gemas mais raras e valiosas do mundo, e Moçambique se tornou um dos maiores produtores nos últimos anos. Um rubi notável de 55,22 quilates, originalmente com 101 quilates, descoberto em Moçambique em 2022 pela Fura Gems, tornou-se a jóia desse tipo mais grande e valiosa já vendida em leilão, arrecadando impressionantes 34,8 milhões de dólares em Nova York.

Noticias Relacionadas

FACIM 2026 leva 28 países e três mil empresas ao mercado moçambicano

28 países já confirmaram participação na 61.ª edição da...

Sector segurador cresce cerca de 8% em 2025 e atinge 24 mil milhões de Meticais

Dados oficiais indicam que o sector de seguros registou,...

Cabo Delgado lidera crescimento do emprego empresarial, mas Maputo mantém concentração da economia

O crescimento do tecido empresarial moçambicano começa a produzir...

Moçambique e ECA reforçam agenda de cooperação com foco no emprego, industrialização e execução

Moçambique e a Comissão Económica das Nações Unidas para...