Segunda-feira, Maio 27, 2024
spot_img

Produção pecuária de Moçambique aumenta 9% anualmente na década

As autoridades agrícolas de Moçambique anunciaram segunda-feira (21), que o sector pecuário do país tem vindo a registar um desempenho de produção positivo com a taxa de crescimento anual superior a nove por cento nos últimos 10 anos.

Falando durante o primeiro Fórum Nacional da Pecuária em Maputo, o Director Nacional do Desenvolvimento da Pecuária, Américo da Conceição disse no fórum que a produção pecuária do país passou de um patamar de 52.000 toneladas em 2011 para 160.000 toneladas em 2021.

Em 2021, só a produção de frango ultrapassou as 135 mil toneladas, posicionando Moçambique atrás apenas da África do Sul na Comunidade de Desenvolvimento da África Austral e o país ocupa o oitavo lugar em termos de produção de vacas na região, disse o director.

Américo disse que os programas de vacinação estão entre as razões que levaram ao desempenho positivo da produção pecuária e as autoridades ainda estão a implementar mais programas para aumentar a produção no futuro próximo.

“Em termos de sanidade, temos que implementar programas de prevenção, controle e erradicação de doenças. Temos que fazer programas de vacinação, controlar movimentos e também controlar a qualidade de toda a cadeia de valor”, disse Conceição.

Entrevistas Relacionadas

Emose obteve lucro de mais de 40 milhões de Meticais em 2023

O resultado líquido da Empresa Moçambicana de Seguros (Emose)...

INP considera movimento da Galp como rotineiro

O Instituto Nacional de Petróleo (INP) declarou na Quinta-feira,...

Vodacom Moçambique lança Fundação para impacto social

A Vodacom Moçambique fez o lançamento oficial da Fundação Vodacom Moçambique. A cerimónia...

Galp concluiu a venda da sua participação no projecto GNL

A Galp concluiu a venda de sua participação no...