Home Notícias Indústria Projecções para 2024 apontam crescimento significativo na produção industrial de Moçambique

Projecções para 2024 apontam crescimento significativo na produção industrial de Moçambique

Projecções para 2024 apontam crescimento significativo na produção industrial de Moçambique

Para o ano de 2024, as projecções do PESOE para a produção industrial de Moçambique apontam para um crescimento de 3,3%, o que representa um valor estimado em 144.026 milhões de MT. Esse crescimento é visto como um dos factores determinantes para o desenvolvimento sócio-económico do país.

Um dos principais impulsionadores desse desempenho positivo serão as unidades fabris que estão programadas para serem licenciadas ao longo do ano. O Quadro 13 apresenta as projecções detalhadas para a produção industrial em 2024, divididas por sectores-chave.

Na indústria alimentar, espera-se que a produção atinja o valor de 39.497 milhões de MT, representando um crescimento de 3,7%. Esse aumento é atribuído à previsão de entrada em funcionamento de novas unidades fabris, incluindo uma fábrica de processamento de açúcar orgânico e álcool gel na província de Cabo Delgado e uma unidade de processamento de castanha de caju no distrito de Massinga.

Já na Indústria de Bebidas, prevê-se que a produção alcance 23.363 milhões de MT, com um crescimento de 3,2%, impulsionado pelo desempenho das indústrias existentes e pela demanda do mercado.

Por outro lado, a produção de tabaco tem enfrentado um declínio devido à redução da procura global no mercado internacional, prevendo-se que para 2024 a produção atinja a taxa de 0,5% e um valor de 7.567 milhões de MT.

Sectores como indústria têxtil e de vestuário também devem contribuir para o crescimento, com previsões de 2,6% e 1,3% de crescimento, respectivamente. Esses números são justificados pela operacionalização das empresas existentes, estimuladas pela possibilidade de aumento das exportações.

No segmento de minerais não metálicos, como o cimento, projecta-se um crescimento significativo de 6,7%, com a entrada em funcionamento de uma unidade fabril no distrito de Chimbonila, província de Niassa.

Por fim, as indústrias de metalurgia de base devem registar um crescimento de 2,9%, atingindo um valor de 40.831 milhões de MT, resultado do ganho de eficiência das empresas existentes, reflectido em um ligeiro aumento da produção e exportação de alumínio e cabos eléctricos.

As projecções para 2024 indicam um cenário positivo para o sector industrial de Moçambique, impulsionado pelo crescimento em diversos segmentos e pelo potencial das novas unidades fabris que serão licenciadas ao longo do ano.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Exit mobile version