Domingo, Abril 28, 2024
spot_img

Projecto Coral Sul impulsiona economia Moçambicana com crescimento de 6,5% no PIB

No último ano, as operações de gás natural pela plataforma flutuante Coral Sul, localizada ao largo da costa da província moçambicana de Cabo Delgado, contribuíram significativamente para o crescimento econômico do país.

O Projecto FLNG Coral Sul, ancorado na Área 4 da bacia do Rovuma, iniciou suas operações em novembro de 2022 e já atingiu a sua capacidade máxima de produção. Desde então, foram realizados mais de 30 carregamentos de Gás Natural Liquefeito (GNL) com destino aos mercados europeu e asiático.

Giorgio Vicini, representante da renomada empresa energética italiana ENI em Moçambique, destacou que esse incremento de 6,5% no Produto Interno Bruto (PIB) é uma contribuição notável para a economia moçambicana.

Desde outubro de 2022 até maio de 2023, a ENI direcionou 34 milhões de dólares para os cofres do Estado moçambicano, demonstrando os benefícios tangíveis resultantes desse empreendimento.

Após o revés causado pelos ataques terroristas em Palma, em 2021, o governo moçambicano e as Agências Internacionais envolvidas na financiamento das operações de GNL em Cabo Delgado reavaliaram os termos de financiamento. Esse movimento foi crucial para retomar os projetos e reafirmar o compromisso com o desenvolvimento da indústria do gás natural.

Entrevistas Relacionadas

Sasol registou um aumento de 8% na produção de gás em Moçambique

A Sasol, empresa petroquímica com acções na bolsa de...

Conteúdo Local: Sector privado colabora com o Governo na definiçao dos valores mínimos

No seguimento dos encontros com os Ministros das áreas...

Moçambique enfrenta disputa internacional por licença mineira

Moçambique está no centro de uma batalha internacional devido...