O Projecto PROMOVE Comércio e Ministério da Indústria e Comércio Capacitam Quadros em Conformidade de Padrões da UNIDO.
A capacitação terá lugar, no dia 29 de fevereiro, em Maputo, em regime híbrido – presencial e virtual, e vai juntar cerca de 25 participantes. O treinamento visa formar os técnicos das instituições públicas e privadas do Ecossistema do Comércio Externo a nível nacional na utilização da ferramenta de padrões da UNIDO e aumentar a sensibilização para o cumprimento da qualidade.
Importa realçar que participação activa de Moçambique no Comércio Internacional exige a implementação e utilização de ferramentas como a Standards Compliance Analytics (SCA) que tem como propósito facilitar a utilização de dados de rejeição para identificar os principais desafios de conformidade enfrentados pelos países exportadores, com vista melhorar o direcionamento dos investimentos na construção de capacidades de conformidade relevantes.
Assim, o desenvolvimento de um ecossistema de comércio externo abastecido em termos de conformidade de qualidade requer instituições de formação no domínio dos instrumentos estratégicos, facto que justifica a realização desta formação, com os segiuntes objectvos:
i) Explorar as tendências globais de acordo com os padrões mundiais, os desafios e o desempenho dos países exportadores.
ii) Comparar o desempenho de países vizinhos ou parceiros em diferentes mercados, produtos, desafios específicos de conformidade.
iii) Avaliar o desempenho dos países exportadores em mercados específicos.
O projecto PROMOVE Comércio-Moz é implementado pela UNIDO, com fundos da União Europeia visando promover a competitividade das exportações.