Segunda-feira, Maio 20, 2024
spot_img

Reino Unido introduz novo regime comercial para países em desenvolvimento, incluindo Moçambique

O novo instrumento de comércio de países em desenvolvimento pós-Brexit (DCTS) do Reino Unido, que hoje entra em vigor, abrange a 65 países que abrigam mais de 3,3 bilhões de pessoas e mais da metade está no continente africano.

Beneficiará os países em desenvolvimento que buscam diversificar e aumentar as exportações, impulsionando sua prosperidade e reduzir a sua necessidade de ajuda externa.

O regime tem o potencial de economizar mais de 770 milhões de euros  por ano para as empresas do Reino Unido, retirando tarifas sobre mais de  9 bilhões de importações, o que vai aumentar a escolha para os consumidores do Reino Unido.

A medida poderá reduzir os preços de uma ampla variedade de itens, como roupas, alimentos e brinquedos infantis, bem como a criação de oportunidades para as empresas do Reino Unido fazerem comércio internacional e fazer crescer a economia do Reino Unido.

Com o tempo, se os países em desenvolvimento aumentassem o comércio com o Reino Unido sob este regime, as empresas poderiam economizar milhões a mais em custos de importação.

O novo regime comercial foi lançado pelo ministro do Comércio Internacional do Reino Unido, Nigel Huddleston, durante uma visita ao maior parque industrial da Etiópia, Bole Lemi. O governante falou da importâancia desta nova “formula” comercial, sobretudo, para o empresariado feminino.

“Isso beneficiará comerciantes em todo o mundo, incluindo empresas pertencentes a mulheres, que estamos apoiando por meio do programa de parceria comercial do Reino Unido”, afirmou Huddleston.

As relações entre o Reino Unido e Moçambique duram há 48 anos. As trocas comerciais entre os dois países cresceram na ordem de 4 por cento em 2022, o que corresponde a 230 milhões de libras esterlinas, valor equivalente a mais de 18 mil milhões de meticais.

Entrevistas Relacionadas

Delegações de 12 países participam na conferência empresarial CASP em Maputo

Empresários moçambicanos e estrangeiros reúnem-se desde a quarta-feira, em...

Receitas do Estado alcançaram 73 mil milhões de meticais no primeiro trimestre

As receitas correntes do Estado atingiram um aumento significativo...

Fundo Soberano já conta com 94 milhões de dólares

Estado aplica 94,2 milhões de dólares de receitas de...

ʺUm Olhar sobre os potenciais riscos de influência política nas decisões de política monetáriaʺ

A Lei Orgânica do Banco de Moçambique define como...