Segunda-feira, Abril 29, 2024
spot_img

Renew Capital anuncia o seu primeiro investimento em Moçambique na fintech ROSCAS

A inclusão financeira continua a ser um desafio global fundamental. No entanto, uma startup moçambicana de fintech, Roscas, está a resolver o problema através da introdução de soluções digitais que capacitam indivíduos e comunidades em todo o país. Roscas pretende digitalizar os grupos de poupança tradicionais, integrando ferramentas digitais e produtos financeiros adaptados às necessidades do setor informal.

Com cerca de 85% de indivíduos envolvidos em sectores informais na África Subsariana, a procura de produtos de segurança financeira acessíveis, como seguros e pensões, atingiu níveis críticos. Roscas preenche esta lacuna, capacitando indivíduos historicamente excluídos dos sistemas financeiros formais para aceder a produtos de bem-estar, como seguros, poupanças capitalizadas e empréstimos.

“Na Roscas somos movidos pela nossa visão de desmantelar barreiras não só à inclusão financeira, mas também à inclusão económica, equipando as comunidades carenciadas com ferramentas para moldar os seus destinos financeiros”, disse José Samo Gudo, CEO e cofundador da Roscas. “O investimento da Renew Capital Angels representa um marco emocionante na nossa jornada, impulsionando-nos em direcção à nossa visão de nutrir a resiliência económica e o empoderamento em Moçambique e na África Subsaariana.”

Com uma estratégia multicanal robusta que abrange plataformas como WhatsApp, USSD e aplicativos móveis, a Roscas visa garantir que seu conjunto de produtos financeiros chegue ao seu público-alvo com facilidade incomparável.

“A Renew Capital tem o prazer de anunciar o nosso primeiro investimento em Moçambique. A decisão de investir em Roscas sublinha o crescente reconhecimento do papel que as soluções tecnológicas financeiras inovadoras desempenham na promoção do crescimento económico. Temos o prazer de apoiar a equipa na consecução do seu objectivo, melhorando a sua serviços e ampliando o seu impacto”, afirma Licinio Chissano, gestor de investimentos e projectos da Renew Capital.

Entrevistas Relacionadas

Presidente Nyusi propõe conversão da dívida em investimentos climáticos

O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, sugeriu...

Banco Mundial e FMI debatem financiamento da resiliência climática em África

Com o início das Reuniões de Primavera do Banco...

ONU mobiliza cerca de 12,6 mil milhões de meticais para assistência humanitária

A Organização das Nações Unidas (ONU) está a mobilizar...

CTA e Banco UBA anunciam programa de financiamento de 50 milhões de dólares para MPMEs

A Confederação das Associações Económicas (CTA), em colaboração com...