Terça-feira, Julho 15, 2025
spot_img

Retorno da TotalEnergies em conflito com lei da UE sobre sustentabilidade empresarial

O regresso da multinacional francesa TotalEnergies à extracção de gás natural em Moçambique está a levantar preocupações legais. Segundo a agência de notícias Euronews, a intenção da TotalEnergies de retomar as operações na região de Cabo Delgado pode entrar em conflito com a Directiva da União Europeia relativa à diligência em matéria de sustentabilidade das empresas.

Em 2021, a TotalEnergies suspendeu suas operações na região após um ataque terrorista que resultou em várias mortes. No entanto, durante a apresentação dos resultados anuais de 2023, o CEO Patrick Pouyanné anunciou planos de retomar as operações ainda este ano.

A organização não-governamental Climate Action Network (CAN) Europe criticou a decisão da TotalEnergies, afirmando que ignorar a vulnerabilidade da região a conflitos e violência é alarmante, especialmente à luz da proposta de lei da União Europeia que exige diligências para evitar impactos adversos aos direitos humanos e ao meio-ambiente.

“A lei exigiria que a empresa avaliasse suas operações num contexto de alto risco, como em Cabo Delgado, e que se alinhasse com as obrigações em matéria de direitos humanos e um plano de transição climática”, disse Jennifer Kwao, da CAN Europe.

Jill McCardle, da Friends of the Earth Europe (FoEE), também expressou preocupação, destacando que a TotalEnergies não estaria em conformidade com a CSDDD se a lei fosse implementada. A CSDDD está prevista para ser aprovada pelo Parlamento Europeu em 24 de Abril e poderia resultar em sanções significativas para empresas que não cumpram, incluindo multas de até 5% do volume de negócios líquido mundial da empresa. A TotalEnergies ainda não comentou publicamente as preocupações levantadas pelas ONGs.

Noticias Relacionadas

Eni garante: “Coral Sul vai gerar 16 mil milhões de dólares para o Estado em 30 anos”

A plataforma flutuante Coral Sul, dedicada à produção de...

Moçambique apela à TotalEnergies para levantar a cláusula de “Força Maior” sobre o projecto de GNL

O Presidente da República, Daniel Chapo, defendeu este domingo,...

Relatório coloca Moçambique entre os países Africanos com maior custo de Gasóleo

Moçambique figura entre os dez países africanos com os...

Instituto Nacional de Petróleo cancela concurso para aquisição de dados sísmicos

O Instituto Nacional de Petróleo (INP), instituição tutelada pelo...