Saturday, April 18, 2026
spot_img

TotalEnergies Registou queda de 36% no lucro ajustado

A TotalEnergies, petrolífera francesa, registou uma queda de 36% no lucro ajustado em 2023, totalizando 23,2 bilhões de dólares.

No último trimestre de 2023, o lucro ajustado diminuiu 19%, alcançando 5,2 bilhões de dólares.

Esta queda no lucro ajustado é atribuída, em parte, à redução dos preços do petróleo em comparação com os picos alcançados em 2022, no início da invasão da Ucrânia pela Rússia.

Quanto ao resultado líquido reportado (sem os ajustamentos relativos à variação de stocks e factores extraordinários) do ano passado, este atingiu 21,4 bilhões de dólares. Apesar do crescimento geral dos ganhos em 2023, os lucros caíram 24%, para 5,1 bilhões de dólares, quando consideramos apenas os últimos três meses do ano.

A TotalEnergies propôs um dividendo de 3,23 dólares por ação para 2023, um aumento de 7,1% em relação a 2022.

Para 2024, ano em que celebra seu centenário, a petrolífera planeia investir entre 17 e 18 bilhões de dólares, dos quais cinco bilhões são destinados ao negócio de electricidade.

A TotalEnergies não é a única petrolífera a anunciar uma queda nos lucros devido à diminuição dos preços do petróleo, após um ano de 2022 em que os ganhos dessas empresas decolaram. A BP também divulgou, na Terça-feira, que seu lucro, em uma base ajustada, caiu pela metade.

Noticias Relacionadas

ENH assina acordo com EDM, CFM e HCB para fornecimento de gás ao mercado doméstico

A ENH, EDM, CFM e HCB unem forças para...

INP reforça capacidade regulatória com apoio da Noruega numa nova fase de cooperação no sector de gás e petróleo

Programa Energy for Development substitui modelo anterior centrado no...

Empresas moçambicanas perdem contratos no Sector do Gás por falta de certificação e preparação, alerta Câmara de Energia

As empresas moçambicanas estão a perder oportunidades no sector...

ExxonMobil Rejeita ingerência da ENH nos contratos de obras preliminares do Rovuma LNG

A petrolífera norte-americana recusa qualquer papel operativo da empresa...