Segunda-feira, Abril 29, 2024
spot_img

SADC quer mais investimento para a estabilidade económica na região

Os ministros e governadores reuniram-se em Kinshasa, República Democrática do Congo, a 20 de Julho de 2023, para rever o progresso feito pelos Estados-membros na implementação do Programa de Convergência Macroeconómica da SADC e recomendações das suas reuniões anteriores, que incluem reformas estruturais e políticas.

Os Ministros também discutiram os riscos e oportunidades para as perspectivas económicas da região e formularam medidas políticas para mitigar os riscos.

Nicolas Kazadi Kadima-Nzuji, Ministro das Finanças da República Democrática do Congo e Presidente do Comité de Ministros das Finanças e Investimento e Governadores dos Bancos Centrais exortou, na reunião, à SADC a reafirmar os princípios económicos fundamentais para o desenvolvimento da região.

Em apoio à implementação do Protocolo da SADC sobre Finanças e Investimento, Kadima-Nzuji enfatizou que para a SADC atrair capital de investimento, os Estados-membros devem adoptar quadros políticos prudentes, promover a harmonização das políticas financeiras e de investimento, aumentar a eficiência do governo e implementar regulamentos financeiros de longo prazo.

Entre outras questões, os ministros e governadores dos Bancos Centrais debateram e deliberam em relação ao Fundo de Desenvolvimento Regional da SADC (RDF).

O Fundo visa criar um mecanismo de financiamento regional para o desenvolvimento económico e crescimento sustentável através do desenvolvimento de infra-estruturas, desenvolvimento Industrial, integração e ajuste económico e desenvolvimento sociais.

Igualmente, os dirigentes deliberaram os mecanismos de financiamento da SADC para apoiar de forma sustentável o desenvolvimento de infra-estruturas regionais e iniciativas industriais, como meio de financiar o desenvolvimento económico e o crescimento sustentável.

O Plano de implementação e roteiro, incluindo o desenvolvimento dos instrumentos necessários para o estabelecimento do Mecanismo de Financiamento de Infraestrutura de Transmissão Regional também foi um dos pontos instituidos no âmbito do encontro regional.

Entrevistas Relacionadas

Missão do FMI pretende avaliar a situação económica no país

O Fundo Monetário Internacional (FMI) realizará no próximo mês...

Sasol registou um aumento de 8% na produção de gás em Moçambique

A Sasol, empresa petroquímica com acções na bolsa de...

Moçambique e Angola propõem maior participação do sector privado para impulsionar relações económicas

Os Governos de Moçambique e Angola defenderam, nesta Terça-feira...

CTA procura expandir relação comercial com Portugal

A Confederação das Associações Económicas (CTA) expressou nesta o...