O Banco de Moçambique lançou na Terça-feira a 5.ª edição do Sandbox Regulatório, que visa capacitar agentes económicos em diversas matérias de gestão empresarial, financeira e tecnologias.
Entre os beneficiários destacam-se instituições de crédito, sociedades financeiras, prestadores de serviços de pagamento, desenvolvedores, startups de tecnologia financeira, entidade de pagamentos e outras entidades financeiras emergentes interessadas em apresentar propostas de soluções inovadoras, para satisfazer as necessidades identificadas no sector financeiro.
A participação no Sandbox Regulatóro terá a duração de 9 meses, a contar do mês de Janeiro de 2024, e cumprirá quatro fases nomeadaente: apresentação para os testes,realização dos testes,apresentação de relatórios finais e avaliação e apresentação dos resultados.
São várias as áreas de interesse, entre as quais: carteiras digitais e agregadores de pagamento, empréstimos e créditos, investimentos e mais.
As propostas estarão sujeitas a análise de adequação ao quadro regulamentário e impacto no sector financeiro, sendo a inovadora a condição essencial para a participação neste programa.