Quarta-feira, Maio 22, 2024
spot_img

Sector privado regista novas quedas

O nível de confiança dos empresários moçambicanos na economia para os próximos 12 meses caíram para o valor mais baixo dos últimos quatro anos, de acordo com o inquérito ‘Purchasing Managers’ Index’ (PMI), barómetro da atividade empresarial.

“Embora as empresas tenham aumentado o emprego, as previsões de atividade futura foram mais cautelosas em setembro”, lê-se no relatório do inquérito, que afirma que “os níveis de confiança para os próximos 12 meses caíram para o mínimo em quase quatro anos, devido às preocupações com o impacto a longo prazo da pandemia” da covid-19.

O índice, que melhorou ligeiramente, de 46,1 pontos em agosto, para 46,6 pontos em setembro, mantém-se em território negativo, já que um valor abaixo dos 50 indica uma degradação das condições empresariais face ao mês anterior.

Em setembro, a economia do sector privado moçambicano registou novas e acentuadas quedas na actividade e na procura; o declínio geral abrandou ligeiramente a partir de agosto, para o que contribuiu o primeiro aumento do emprego em seis meses”, aponta-se no documento, que salienta que “as restrições devido ao novo coronavírus tiveram um impacto adicional na atividade empresarial e na procura no final do terceiro trimestre”.

Apesar da redução na atividade e na procura dos clientes, as empresas moçambicanas já retomaram as contratações: “As empresas aumentaram as contratações durante o mês de setembro, após um período de cinco meses de perda de postos de trabalho em virtude das restrições da covid-19”, conclui-se no documento.

Entrevistas Relacionadas

Delegações de 12 países participam na conferência empresarial CASP em Maputo

Empresários moçambicanos e estrangeiros reúnem-se desde a quarta-feira, em...

Receitas do Estado alcançaram 73 mil milhões de meticais no primeiro trimestre

As receitas correntes do Estado atingiram um aumento significativo...

Fundo Soberano já conta com 94 milhões de dólares

Estado aplica 94,2 milhões de dólares de receitas de...

Uma Nova Era para o M-Pesa: Salimo Abdula assume a Presidência do Conselho de Administração

A Vodafone M-Pesa celebra seus onze anos de existência...