A peritagem em causa consiste em pesquisar as reais circunstâncias do acidente, podendo os peritos esclarecerem a causa e efeitos do sinistro, considerando que há casos em que os condutores nem sempre conseguem relatar devidamente a situação.
O pacote do serviço inclui a possiblidade de o condutor da viatura sinistrada escolher em que oficina gostaria que o seu veículo fosse reparado. O perito que averigua o acidente faz o acompanhamento desde a participação do incidente por parte do proprietário, reparação e entrega do automóvel ao dono.
Uma das vantagens do serviço de peritagem é que a oficina de reparação de viaturas compromete-se a um determinado prazo de entrega do veículo. O contrato do serviço é tripartido ao envolver o condutor, a oficina e a seguradora em coordenação com a empresa parceira (que formam um só).
Ao confiar essas deligências, o proprietário da viatura garante que o seu carro será reparado em tempo recorde, poupando seu tempo em tratar o processo pessoalmente e ainda tem a certeza do dia do “deliver” do seu veículo.
Os peritos trabalham de forma imparcial, o que implica que não devem exercer nenhum tipo de influência a favor ou em prejuízo de uma das partes.
Para Vitor Bandeira, Administrador Executivo da GEP, essa postura garante transparência na realização do serviço, que, aliás, pressupõe o envolvimento do condutor em todas as fases.
“Se ocorrer uma determinada divergência relativamente à qualidade da reparação da viatura, é responsabilidade do perito dirrimir esse diferendo junto da oficina”, afirmou Bandeira.
Carlos Leitão, Presidente Executivo da Fidelidade Ímpar frisou que o novo modelo de assistência de sinistros automóveis determinou, sobremaneira, a que as oficinas se reinventasse, para poderem enquadrar-se ao processo.
“As oficinas não estavam acostumadas com este modelo de discutir tecnicamente a reparação da viatura. O modelo é mais justo para todos e esperamos que outras companhias de seguros adiram ao mesmo”, observou Leitão.
A inovação inclui peritagens digitais, que acontecem através do uso do telemóvel, que possibilita a troca de informações e dados entre o condutor, a oficina e o perito.
As informações foram partilhadas, ontem, durante a apresentação dos resultados da parceria entre as duas empresas. A GEP, empresa certificada em Portugal, iniciou suas actividades no país em Maio de 2022. Está também presente em Angola e Cabo Verde.
A Fidelidade opera em Moçambique há 30 anos e conta com 330 mil clientes em todo o país.