O ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias, anunciou que a taxa de cobertura de energia em Moçambique atingiu 52% este ano, representando um aumento em relação aos 48% registados em 2022 e 42% em 2021. O anúncio foi feito durante a inauguração da rede eléctrica no posto administrativo de Zinhane, no distrito de Chigubo, em Gaza, Sul de Moçambique.
Carlos Zacarias informou que a nova rede eléctrica de Zinhane teve um investimento de 49 milhões de meticais, destinados à construção de 35 quilômetros de rede de média tensão, quatro quilómetros de rede de baixa tensão e à instalação de dois postos de transformação. Essa infra-estrutura não apenas contribuirá para a melhoria das condições de vida da população local, mas também impulsionará sectores-chave, como agricultura, pesca, agro-processamento e turismo.
O ministro destacou a importância da electrificação de Zinhane, enquanto ressaltou que quatro postos administrativos na província de Gaza ainda aguardam electrificação, dos 45 existentes. Carlos Zacarias aproveitou a ocasião para fazer um apelo à população, solicitando apoio no combate à vandalização e ao roubo de equipamentos eléctricos, problemas que afectam diversas regiões do país.
Segundo a Electricidade de Moçambique (EDM), o país possui 416 postos administrativos, dos quais 318 estão conectados à Rede Eléctrica Nacional. O aumento na taxa de cobertura de energia reflecte os esforços contínuos do governo para expandir o acesso à electricidade e impulsionar o desenvolvimento em diversas regiões do país.