Segunda-feira, Maio 27, 2024
spot_img

Taxa de juro descerá para 12.25% afirma Fitch Solutions

O banco central de Moçambique deverá descer a taxa de juro central em 1 ponto percentual no segundo semestre, terminando o ano nos 12.25%, segundo previsão feita pela consultora Fitch Solutions.

“A perspetiva de evolução estável para a inflação, num contexto de uma taxa de câmbio mais enfraquecida e com pouca pressão por parte da procura, vai dar espaço para uma perspetiva mais agressiva nos próximos trimestres, particularmente quando a atividade económica vai continuar fraca”, escrevem os analistas desta consultora detida pelos mesmos donos da agência de notação financeira Fitch Solutions.

“Antevemos que o Banco de Moçambique vá baixar a sua taxa de juro de referência em 100 pontos base, para 12.25% no segundo semestre deste ano, depois de manter a taxa na reunião da semana passada”, dizem os analistas, apontando que esperam ainda que o regulador bancário “mantenha a taxa de juro em 12.25% em 2022, num contexto de fortalecimento do crescimento económico e de controlo da inflação”.

O Comité de Política Monetária (CPMO) do Banco de Moçambique decidiu na quarta-feira passada manter a taxa de juro de política monetária (taxa MIMO) em 13.25%, anunciou em comunicado o regulador financeiro moçambicano.

Segundo nota do Banco Central, “a decisão é fundamentada pelo agravamento dos riscos e incertezas, não obstante a revisão em baixa das perspetivas de inflação no curto e médio prazo, a refletir, sobretudo, a recente apreciação do metical”.

Entrevistas Relacionadas

Indústria extractiva: Saiba como funciona a partilha de benefícios com as comunidades hospedeiras

Há mais de uma década que houve a descoberta...

XIX da CASP: Quais empresas se destacam em qualidade na prestação dos seus serviços?

Durante a recente XIX Conferência Anual do Sector Privado,...

Conheça as razões por detrás das variações nos preços das commodities

Os preços médios de energia e commodities apresentaram um...

Oxford Economics: Crescimento da Economia de Moçambique abranda para 4,6% este ano

A previsão da Oxford Economics aponta para o regresso...