Sábado, Abril 27, 2024
spot_img

Tirupati Graphite anuncia avanços no seu projecto em Moçambique

A produtora de grafite Tirupati Graphite, sediada em Londres, anunciou, na Quinta-feira, a melhoria do desempenho dos seus projectos em Moçambique e Madagáscar, segundo avança Agência de Informação de Moçambique (AIM).

Num relatório sobre as suas actividades de Abril até ao final de Setembro, a empresa sublinha que a produção aumentou 160 por cento, de 1.731 toneladas um ano antes para 4.508 toneladas, com as receitas a mais do que duplicarem de 1,2 milhões de libras esterlinas (1,45 milhões de dólares) para 3,1 milhões de libras.

“Temos sido condicionados por limitações de capital de exploração, mas os mercados de dívida estão a ficar cada vez mais dinâmicos para oportunidades de desenvolvimento de minerais críticos em África. A nossa fase avançada de produção e os resultados financeiros crescentes são úteis para negociar com as instituições interessadas”, disse o Presidente Executivo da firma, Shishir Poddar“.

Embora os projectos mineiros atualmente em funcionamento da Tirupati se situem em Madagáscar, a empresa adquiriu também dois projectos de grafite natural em fase avançada e de classe mundial em Montepuez, no norte de Moçambique.

Moçambique é o segundo maior produtor mundial de grafite e, no ano passado, foi responsável por 14 por cento da produção global.

É utilizado em baterias e células de combustível e é a base para o “material milagroso” grafeno, que é o material mais forte alguma vez medido com um vasto potencial para utilização na indústria electrónica.

Entrevistas Relacionadas

Sasol registou um aumento de 8% na produção de gás em Moçambique

A Sasol, empresa petroquímica com acções na bolsa de...

Conteúdo Local: Sector privado colabora com o Governo na definiçao dos valores mínimos

No seguimento dos encontros com os Ministros das áreas...

MozParks: Investir em Moçambique é investir no futuro da juventude

Desde 2018, a MozParks tem liderado esforços para abordar...