Home Notícias Petróleo e Gás TotalEnergies preparada para retomar actividades na bacia do rovuma, afirma INP

TotalEnergies preparada para retomar actividades na bacia do rovuma, afirma INP

TotalEnergies preparada para retomar actividades na bacia do rovuma, afirma INP

O Instituto Nacional de Petróleo (INP) manifestou recentemente sua expectativa de que o projecto de exploração de gás natural liquefeito (GNL) na península de Afungi, em Cabo Delgado, poderá ser retomado em breve pela TotalEnergies. O projecto, que foi suspenso em 2021 devido a preocupações com a segurança, é visto como crucial para a economia moçambicana, e o INP acredita que as condições necessárias para a sua reactivação estão cada vez mais próximas de serem concretizadas.

De acordo com Nazário Bangalane, presidente do conselho de administração (PCA) do INP, as conversações com a TotalEnergies têm avançado positivamente, e há uma confiança crescente de que as operações possam ser retomadas em um futuro próximo. “Baseando-nos nos contactos que temos mantido com a TotalEnergies a vários níveis, acreditamos que as condições estão reunidas para que as operações comecem em breve. No entanto, ainda não podemos fixar uma data específica, mas estamos a trabalhar intensamente para isso acontecer o mais rápido possível”, declarou Bangalane.

A expectativa de retorno foi também reiterada por Patrick Pouyanné, presidente da TotalEnergies, que em Fevereiro, durante a apresentação dos resultados de 2023, afirmou que a empresa planeia retomar as actividades na bacia do Rovuma até o final deste ano. Pouyanné destacou que a TotalEnergies está a monitorar a situação em Cabo Delgado, observando o retorno da população civil e uma melhoria nas condições de segurança. “Estamos a monitorar o terreno, a população civil já voltou e verificamos uma certa normalidade. Existem algumas questões de engenharia por resolver, mas espero recomeçar o projecto até final do ano”, explicou.

O executivo francês salientou ainda que a TotalEnergies tem feito progressos na mobilização de fornecedores e empreiteiros, essenciais para reactivar o projecto. “Estamos a mobilizar novamente os empreiteiros e não estamos longe de ter tudo pronto para voltar a Moçambique e recomeçar as obras”, acrescentou.

O projecto liderado pela TotalEnergies faz parte de um dos três desenvolvimentos aprovados para a exploração das vastas reservas de gás natural da bacia do Rovuma, uma das maiores do mundo. A bacia de Rovuma inclui dois projectos de grande dimensão que prevêem a extracção de gás do fundo do mar e o seu processamento para exportação em estado líquido. A TotalEnergies lidera o consórcio da Área 1, cujas operações foram suspensas após o ataque a Palma em Março de 2021, enquanto um segundo projecto na Área 4 é liderado pela ExxonMobil e Eni, mas ainda não tem uma data de início definida.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Exit mobile version