A Universidade Eduardo Mondlane (UEM) anunciou a criação da Sala do Futuro, um espaço concebido com o intuito de dinamizar o ensino integrado de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM).
A iniciativa está inserida no projecto MozSkills, que visa formar professores das províncias de Maputo e Gaza, reforçando a capacidade interna do país nas áreas STEM.
A Sala do Futuro será equipada com um conjunto de ferramentas de ciência, robótica e tecnologia digital de ponta, permitindo que alunos e docentes explorem novas metodologias de ensino e desenvolvam competências essenciais para a resolução de problemas do mundo real.
Espera-se que esta iniciativa venha a aumentar significativamente o número de professores qualificados e, consequentemente, a inspirar mais alunos a seguir carreiras nestas áreas estratégicas para o desenvolvimento nacional.
Numa primeira fase, o objectivo consiste em formar 350 professores altamente qualificados e criar uma plataforma online para formação contínua, tornando o acesso ao conhecimento mais democrático e eficiente.
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Para além da montagem da sala-modelo, a qual será instalada na Faculdade de Ciências, o projecto prevê a realização de feiras de ciência e robótica em escolas secundárias, institutos profissionais e universidades.
“Estas actividades envolverão mais de 1.600 alunos em olimpíadas científicas, exposições e competições, criando círculos de interesse em STEM e estimulando a criatividade e o pensamento crítico”, lê-se na nota partilhada nas redes sociais.
A revolução do ensino no país
Segundo o coordenador do projecto, Calisto Guambe, esta iniciativa representa um marco para o ensino em Moçambique. A Sala do Futuro não constitui apenas uma sala de aula, mas sim o início de uma revolução no ensino, que posiciona Moçambique na vanguarda da educação STEM em África.
A iniciativa conta com a parceria de instituições de ensino como o Instituto Industrial de Maputo, o Instituto Industrial e Comercial da Matola, o Instituto Médio Agrário de Boane, o Instituto de Formação de Professores da Munhuana, o Instituto de Formação de Professores da Matola e o Instituto de Formação de Professores de Chibututuine (na Manhiça).