A Vodacom Moçambique, sob a égide do seu programa visionário “Faz Crescer”, anuncia, durante a cerimónia de abertura do ano lectivo de 2024, a inauguração de dois laboratórios de informática, na Escola Secundária de Mafambisse, Dondo, Sofala.
Este evento, não só simboliza o compromisso da Vodacom com a educação e tecnologia, mas também marca um avanço no desenvolvimento digital em Moçambique. Estes laboratórios, equipados com um total de 50 computadores avançados e uma robusta oferta de 600 Gigabytes de Internet gratuita mensal, estão destinados a se tornar um centro de excelência em aprendizagem.
Este investimento representa um novo horizonte de oportunidades para os estudantes de Mafambisse, abrindo portas para um mundo de conhecimento digital e habilidades do século XXI. “Através do Faz Crescer, já conectamos mais de 120 escolas com internet gratuita, e já oferecemos 85 laboratórios de informática. Hoje, celebramos mais um passo nessa jornada, reforçando o nosso compromisso em conectar as gerações futuras às oportunidades ilimitadas que a tecnologia oferece. A inauguração de dois novos laboratórios de informática na Escola Secundária de Mafambisse, a maior escola secundária do país, é um reflexo do compromisso da Vodacom com o futuro da nossa nação. Acreditamos firmemente que, ao investir em infra-estruturas educacionais como esta, estamos a investir no futuro do país.”, destacou Lucas Chachine – Presidente do Conselho de Administração da Vodacom Moçambique.
“Agradeço ao Governo de Moçambique, ao Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, e a todos os nossos parceiros que tornaram este projecto possível. É através de parcerias fortes e comprometidas que podemos realizar mudanças significativas na sociedade.” finalizou Chachine. A cerimónia de inauguração contou com a presença de Sua Excelência o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, da Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Carmelita Rita Namashulua, e do Governador de Sofala, Lourenço Bulha.
A presença destas figuras de destaque e outros quadros do governo reafirmam a importância da colaboração entre a Vodacom os seus parceiros nos sectores público e privado para a construção de um futuro digital promissor em Moçambique. Com a inauguração dos laboratórios na Escola Secundária de Mafambisse, a província de Sofala conta agora com 10 escolas secundárias com laboratórios de informática já em funcionamento, num total de 86 em todo o país, colocando a Vodacom Moçambique na vanguarda da transformação digital, trazendo tecnologia e educação de qualidade para todos, sobretudo as comunidades com menos acesso a estas oportunidades.
Esta acção da Vodacom está alinhada com o Plano Estratégico da Educação (PEE 2020-2029), que estabelece como missão a criação de um Sistema Educativo justo, inclusivo, eficiente e eficaz, visando oferecer uma educação de qualidade no país, e reforça a importância das TICs no processo de ensino-aprendizagem.